Band exibe série sobre o Rio São Francisco com gravações na região do Cariri

A TV Band exibiu durante toda está semana no Jornal da Band, a série “Caminhos do São Francisco”. As reportagens foram de Olívia Freitas e Filipe Peixoto, e visitou vários municípios do Estados beneficiados com a Transposição do Rio São Francisco, entre eles, os município de Monteiro, São Domingos do Cariri e Boqueirão, no Cariri paraibano.

A série de reportagem especial viajou pelos 2830 quilômetros do Rio São Francisco, desde a nascente, em Minas Gerais, até a foz, em Alagoas, e ainda revela como o rio passa por um constante processo de adaptação do e sua capacidade de resistência.

Os repórteres mostram ainda como estão as obras da transposição das águas do Rio no Nordeste brasileiro. Vários trechos inaugurados ainda não atendem as populações das cidades mais atingidas pela seca.

A reportagem flagra também os pontos com falhas estruturais que impedem o funcionamento dos canais, além dos atrasos nas obras, os custos triplicaram desde o início dos trabalhos, há 12 anos. Um dos pontos é em Monteiro.

Atualmente o Eixo Leste da Transposição encontra-se em funcionamento. As águas retornaram ao município de Monteiro em novembro, após quase 10 meses com o bombeamento interrompido por falhas identificadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

No norte de Minas, o desmatamento levou ao assoreamento do rio, que já foi o principal meio de transporte entre o Sudeste e o Nordeste do país. Hoje, barcos de grande porte não conseguem mais navegar.

Na foz do São Francisco, o mar está invadindo o rio, trazendo mudanças drásticas no ecossistema e, consequentemente, inviabilizando a pesca na região.

Ao longo dos cinco episódios, o público poderá conhecer a beleza dos cânions do Xingó, as frutas que crescem no sertão graças a irrigação, as pinturas rupestres dos primeiros habitantes pré-históricos da bacia do São Francisco e as estórias de cidades como Sobradinho, inundadas para construção das usinas hidrelétricas.