Dois mil profissionais começam a atuar pelo Mais Médicos ainda este mês em todo o país

Quase 2 mil aprovados no programa Mais Médicos vão começar a atuar em ainda este mês em todo o país. O resultado definitivo da primeira fase da seleção foi publicado hoje (19).

Os profissionais têm até o dia 21 para confirmar a escolha de vaga e devem se apresentar entre os dias 24 e 28 de junho para dar início às atividades nas unidades de saúde mais de mil municípios.

A estimativa é de que, com esse reforço, cerca de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil sejam atendidas pelo programa, em 26 estados e 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

Os municípios contemplados neste edital do Mais Médicos são de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso – a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas – e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde.

O estado com menor adesão foi o Acre, que receberá três médicos. Em contrapartida, Bahia receberá o maior número de profissionais, um total de 242.

A primeira fase do 18º ciclo do programa abriu edital para pouco mais de 2 mil vagas. Dessas, 174 ainda não foram preenchidas. Foram priorizadas a participação de médicos formados e habilitados com CRM brasileiro. Também foram usados como critério de classificação os títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.