Representante do MDR explica falta de bombeamento no eixo leste da transposição

O coordenador Geral da Secretaria Nacional do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) Rafael Silveira, presente na audiência da Câmara de vereadores, falou em entrevista nesta quarta-feira, 19, sobre a suspensão do bombeamento do eixo leste da transposição do Rio São Francisco, que leva água ao açude Epitácio Pessoa, e afirmou sobre a importância da intervenção do estado na segurança hídrica.

O coordenador falou sobre a suspensão do bombeamento e informou que técnicos já têm trabalhado na resolução de problemas que impedem a liberação do bombeamento.

– Fomos notificados pela Agência Nacional de Águas, sobre a barragem de Cacimba Nova, em Sertânia (PE). Essa barragem está com um problema de vazamento na fundação dela. Então como estamos na fase de pré-operação, na fase de testes, estamos trabalhando para resolver esse problema de operação – explicou

Ainda durante a entrevista, o coordenador ressaltou que a transposição é uma alternativa para segurança hídrica dos estados, mas que cabe à gestão hídrica destes definir qual a melhor forma de gerir os recursos.