Banco de leite da PB beneficia o dobro de bebês, mas só atende 85% da demanda

O número de bebês beneficiados pelo leite materno doado ao Banco de Leite Humano Anita Cabral, em João Pessoa, mais que dobrou de 2010 para 2016. No entanto, segundo a diretora geral do banco, Thaise Ribeiro, a demanda também aumentou e, por isso, só é possível atender a cerca de 85% dos bebês que precisam do alimento.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2010, foram atendidos 5.029 receptores de leite, enquanto que em 2016 foram mais de 11 mil crianças que receberam esse produto, foram realizadas mais de 10 mil visitas domiciliares e atendidas mais de 120 mil mulheres.

A quantidade de doadoras também aumentou, saindo de 4.734 litros de leite coletados, em 2010, para uma média de sete mil litros coletados, em 2016. A busca por doadoras, no entanto, continua.

“Ainda é preciso o aumento da coleta de leite para suprir 100% dos bebês que precisam. Nós atendemos os bebês da neonatologia, aqueles prematuros, de baixo peso ou com alguma enfermidade. Ou seja, os casos mais graves”, disse Thaise.

“Porque o leite materno também serve como medicamento para recuperar o estado da criança. Ele tem uma função terapêutica, além da nutrição”, explica a diretora do Banco de Leite.

As mulheres que querem ser doadoras podem aproveitar o serviço domiciliar do Banco de Leite Humano Anita Cabral. “Muitas vezes as mães não doam porque não sabem como faz. Ou porque estão em um período que não pode sair de casa, que tem dificuldade para sair. Mas elas podem ligar, passar o endereço, agendar um horário e, uma equipe vai na casa dela, oferece o material para doação, orienta, explica como deve ser feita a coleta e o armazenamento do leite e depois vai buscar”, garantiu.

Frascos também são necessários

Outra solicitação do Banco de Leite é a doação de frascos para armazenamento do leite. Eles devem ser de vidro e ter a tampa rosqueada. Se a doação for de mais de 10 frascos, o banco envia uma equipe para buscar o material. Toda a higienização e esterilização é feita no próprio Banco de Leite.

CARIRI EM AÇÃO

Com G1-PB / Fotos: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.