Reitora diz que cortes no orçamento deixam UFPB sem recursos para novos investimentos

O corte no orçamento do governo federal para custeio das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) pode deixar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sem recursos para novos investimentos. A informação foi confirmada pela reitora da UFPB, Margareth Diniz, nesta quarta (12).

Segundo a reitora, todas as 63 Universidades Federais, foram atingidas linearmente. “Até hoje, todas as IFES só receberam 70% do limite de crédito orçamentário de custeio e apenas 30% de capital” declarou.

Com orçamento menor, os recursos para as bolsas dos estudantes estão garantidos até o final do ano, mas para toda terceirização, só tem recursos até setembro. “O MEC garantiu que irá repassar os limites para empenho e nós acreditamos que isso vá acontecer”, destacou a reitora.

Apesar dos esforços para manter a instituição funcionando e efetuando o pagamento de bolsas de estudante, terceirizados e fornecedores em dia, a UFPB pode enfrentar dificuldades para novos investimentos. “Nós vamos sobreviver 2017, pagando o básico, mas as IFES precisam de recursos para pesquisa, extensão e inovação tecnológica”, afirmou.

Segundo a reitora Margareth  Diniz o problema das universidades, são os recursos para as IFES avançarem o que inclui a compra de equipamentos novos, conclusão de obras e construção de novas que poderão ser enviados.

O corte no orçamento para custeio das universidades foi de quase 7% este ano. Considerando a inflação do período, a verba é quase 13% menor. A estimativa é de que em 2017, o governo libere pouco mais de R$ 3 bilhões para as 63 instituições do país pagarem contas de água, de luz, salário de terceirizados, obras e bolsas de assistência estudantil.

CARIRI EM AÇÃO

Com Click PB/Foto: Divulgação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.