Caraúbas é contemplado com NASF

Depois de quase 15 (quinze) anos após a implantação da primeira equipe de Saúde da Família do município de Caraúbas, eis que a atual gestão é contemplada com a implantação da primeira equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família.

Qualquer município brasileiro pode implantar equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe Saúde da Família. O que varia de um município para o outro, conforme o número de equipes SF que ele tiver, é a modalidade de NASF a ser implantado.

No caso do município de Caraúbas será implantado o NASF 3, haja vista o mesmo dispor de 02 (duas) equipes Saúde da Família. Deverão ser contratados 04 (quatro) profissionais que cumprirão uma carga horária mínima de 80 horas semanais, onde cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 40h de carga horária semanal. Integrarão o NASF de Caraúbas 01 psicólogo, 01 fonoaudiólogo, 01 fisioterapeuta acupunturista e 01 (um) educador físico.

O NASF trabalha na lógica do apoio matricial. Isso significa, em síntese, uma estratégia de organização da clínica e do cuidado em saúde a partir da integração e cooperação entre as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território.

A ideia é que os profissionais da equipe do NASF possam compartilhar o seu saber específico com os profissionais da ESF, fazendo com que a equipe Saúde da Família amplie seus conhecimentos e, com isso, aumente a resolutividade da própria atenção básica.

São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (NASF + ESF vinculada), atendimentos individuais do profissional do NASF precedida ou seguida de discussão com a ESF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes e etc.

De acordo com a secretária da Saúde do município, Raissa Sullen, Caraúbas receberá mensalmente R$ 8.000,00 (oito mil reais) para custear o NASF. Esses recursos servirão para pagar os profissionais e manter o núcleo em funcionamento.

O prefeito Silvano Dudu, falou da importância de uma equipe multidisciplinar como esta que irá oferecer suporte aos profissionais da ESF, bem como, a toda população de Caraúbas que passará a contar com mais estrutura de apoio na identificação de casos relacionados a saúde pública. “Iremos garantir a estrutura necessária para o funcionamento do NASF e a satisfação desses profissionais”, concluiu.

CARIRI EM AÇÃO

Secom

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.