Agricultores armazenam forragem para alimentar rebanho em período de estiagem

A produção de silagem para armazenamento de ração destinada à alimentação animal continua sendo uma das alternativas que os criadores dispõem para manter os rebanhos alimentados em períodos de longas estiagens. Trata-se de uma tecnologia agropecuária estimulada pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

Em todo o Estado, a Emater orienta a estocagem de ração animal com o uso de silagem. No Cariri e Curimataú, o armazenamento de forragem com a produção de silagem e fenação acontece de forma sistemática, com a orientação aos criadores e agricultores familiares. Os criadores são orientados a aproveitar a massa verde disponível para transformar em fenação e armazenada garantindo a manutenção dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. Aproveitando o período de inverno ou por meio do sistema de irrigação, os agricultores utilizam a produção de milho, sorgo e capim elefante para a produção de forragem.

O coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo, informou que em todos os 21 municípios os criadores utilizam silagem para armazenar ração. Em São José dos Cordeiros, o agricultor Glauber Alcântara, com orientação do técnico Ismar Vilar, implantou uma área de milho hidropônico para a produção de forragem, em parceria com a prefeitura municipal que fez a doação da lona e do substrato para a silagem.

Tecnologia

Para contribuir com o processo de armazenamento de ração animal, a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa-PB) realizou em 2016 uma série de oficinas com criadores paraibanos, visando orientar no armazenamento da ração animal para uso em período de longa estiagem, como parte do programa de Qualificação de Arranjos Produtivos Locais de Caprinocultura Leiteira no Semiárido. Foram dez oficinas, sendo que sete aconteceram no ano passado.

A equipe técnica Emepa faz demonstração sobre fenação e silagem para os criadores que, a partir desta prática, passam a preparar o armazenamento de alimentos para seus rebanhos. O objetivo é desenvolver alternativas que servem para dar suporte à base alimentar e nutricional dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. A produção de ração é feita por meio de pesquisas com sorgo, silagem com resíduo de abacaxi, feno de capim buffel e tifiton, feno de marmeleiro, silagem de milho, entre outros. A Emepa criou a tecnologia dos blocos multinutricionais, servindo para suplementação nutricional dos rebanhos, bastante aceito pelos criadores.

CARIRI EM AÇÃO

Com Secom/Foto: Google

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.