Em sua coluna semanal, Evaldo Gonçalves faz referência ao Festival Zabé da Loca

O Governo do Estado da Paraíba, através da Rádio Tabajara e da FUNESC, está lançando o Primeiro Festival de Música da Paraíba, visando ao desenvolvimento da Cultura Musical Paraibana, atravésda revelação de novos talentos, com prévias e seleções realizadas em Souza, e em Campina Grande.

A final será em Janeiro de 2018, em João Pessoa, com entrega de prêmios, e programação com a presença dos promotores e vencedores nas mais diferentes modalidades, numa festa de valorização da Música paraibana. Uma pergunta se impõe: o que o autor tem a ver com tal Evento?
Absolutamente nada. Sofro as frustrações de não ter participado, quando adolescente, em Sumé, da Banda de Música de Antônio Josué, nem ter aprendido sequer asnotas musicais para ter prestígio no Governo Tarcísio Burity.Confessei essas frustrações ao Governador, quando ele lançava as obras completas do Maestro paraibano, José Siqueira, em Palácio, motivo mais que suficiente para adiamento daaudiência, há temposolicitada por mim ao Governador, previamente marcada, e ainda não realizada.
Restou-me, tão somente, até agora,aalegria de aplaudir a quem faz da Música seu Ofício, ou com ela propicia grandes emoções, não excluindo os que se satisfazem em ouvi-la, e, consequentemente, admirar a genialidade dos que elaboram ou executam as pautas musicais, em suas infinitas virtualidades.
Inscrevo-me dentre os que se satisfazem em aplaudir a música, e seus agentes, compositores, cantores ou solistas, desde cedo obrigado a me alfabetizar, dadas as dificuldades instransponíveis impostas pelas necessidades da sobrevivência, conquistas essas que foram além das expectativas.
Louvo o Governo do Estado, e seus órgãos de Cultura, pela bela iniciativa, sobretudo por ter prestado uma justa homenagem a maestrina, Zabé da Loca, minha conterrânea do Cariri da Paraíba, com quem estive várias vezes, ouvindo seu pífano, instrumento da cultura musical do interior nordestino.
Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

CARIRI EM AÇÃO

Com ascom /Foto: Reprodução

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.