Dia D de vacinação contra a raiva quer vacinar quase 714,3 mil animais

Com a meta de imunizar 714.284 animais, acontece neste sábado (21) o Dia D de Vacinação Contra Raiva Animal. A vacina vai ser oferecida em postos de atendimento em todos os municípios da Paraíba das 8h às 17h e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estima que 522.373 cães e 191.911 gatos com pelo menos três meses de vida devem ser vacinados.

O coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses, Francisco de Assis, garante que a vacina não tem contraindicação e vai ser aplicada pelo segundo ano consecutivo com agulhas e seringas descartáveis. Depois do Dia D, as vacinas continuam sendo oferecidas durante 30 dias nos municípios.

OS dois últimos casos de raiva humana registrados na Paraíba são de 1999, sendo um em Queimadas e e outro em João Pessoa, enquanto os últimos dois casos em animais são de 2016, registrados em Pedro Régis e Pilões.

Francisco de Assis orienta os proprietários para observarem os sintomas da raiva. Segundo ele, os animais raivosos costumam procuram lugares escuros, ficam sem comer e sem beber e se tornam agressivos, além de salivarem de forma abundante. Depois de cerca de dez dias do início dos sintomas, o animal entra em coma e morre.

Por conta deste prazo, ele recomenda que a Secretaria de Saúde seja comunicada imadiatamente sobre a suspeita de um animal raivoso. “Ao serem identificados os sintomas clínicos, o animal deve ser isolado com urgência”, alerta. Em seres humanos, os sintomas incluem transtornos comportamentais e neurológicos, irritabilidade e irritação no local da agressão. Tanto em animais quanto em seres humanos, a doença é letal em 100% dos casos.
A raiva é uma doença infecciosa aguda, trasmitida por vírus ao homem através de mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos. A doença afeta o sistema nervoso central, levando à morte em pouco tempo e aúnica forma de evitar é a vacinação dos animais.
CG
Em Campina Grande, as 81 Unidades Básicas e Centros de Saúde servirão como postos de vacinação. A ação começa às 8h e vai até as 17h. A campanha de vacinação contra a raiva começou no mês passado com visitas dos agentes às casas na zona rural. Depois do dia D na zona urbana, a vacinação continua na zona rural até 31 de outubro. Campina Grande tem mais de 60 mil animais no total, sendo mais de 40 mil cães e mais de 20 mil gatos. A meta é vacinar 80% dessa população animal. Cerca de 11 mil animais já foram imunizados até agora.

CARIRI EM AÇÃO

Com G1 /Foto: Reprodução, Divulgação, Google  

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.