Amparo: Assentamento Mata recebe prêmio da Associação Internacional de Dessalinização (IDA)

O modelo de gestão compartilhada do sistema de dessalinização situado no Assentamento Fazenda Mata, localizado na cidade de Amparo,  recebeu, na tarde desta quinta-feira (19), o prêmio da Associação Internacional de Dessalinização (IDA). A premiação ocorreu durante o Congresso Mundial de Dessalinização e Reuso de Água (IDA World Congress 2017 – Water Reuse & Desalination), que está acontecendo pela primeira vez na cidade de São Paulo. O sistema faz parte do Programa Água Doce (PAD) do Governo Federal que tem como objetivo garantir à população do semiárido brasileiro o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio de sistema de dessalinização.

José Nogueira Morais, agricultor do Assentamento Fazenda Mata e presidente da Associação dos Moradores de Caiçara, foi quem recebeu o prêmio das mãos do presidente da IDA, Emílio Gabrielli. O agricultor ressalta que ficou bastante feliz pelo reconhecimento do trabalho que desenvolve, junto com as demais famílias que moram no local, para manter o bom funcionamento do sistema na comunidade.

”Somos gratos aos Governos Federal e Estadual pelo apoio que recebemos desde quando o sistema foi instalado em nossa comunidade, no ano de 2009. Essa premiação mostra que estamos fazendo a gestão compartilhada da forma  correta, possibilitando melhoria da saúde da população com acesso a água de boa qualidade”, destacou José Nogueira.

O Assentamento Fazenda Mata foi destaque no evento por apresentar um modelo de gestão compartilhada aliada a sustentabilidade. O sistema de dessalinização instalado no local possibilitou a criação de peixes da espécie tilápia no assentamento. Parte da comunidade fica encarregada pela criação de aproximadamente mil peixes, que são mantidos em dois tanques e é com essa criação de peixes que as famílias conseguem arrecadar renda para a manutenção da própria associação.

O sistema produtivo ainda é composto pela plantação de Atriplex nummularia, uma planta forrageira arbustiva, de ambientes áridos e semiáridos, que se desenvolve bem em solos com alto teor de sal, por isso em alguns lugares é conhecida pelo nome de “planta ou erva sal”. A atriplex cultivada no assentamento é destinada à alimentação dos animais, como ovinos, caprinos e bovinos.

O engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact) e coordenador do PAD na Paraíba, Robi TabolKa, que está participando evento, enfatiza o empenho do Governo do Estado em executar o Programa no estado. “O Governo vem trabalhando para garantir o acesso à água de qualidade tanto na zona urbana quanto na zona rural. Todos os sistemas de dessalinização que estão sendo construídos têm a metodologia de gestão compartilhada e esse prêmio é  gratificante, pois demonstra que a equipe técnica está fazendo um bom trabalho e está no caminho certo”, acrescentou Robi.

O coordenador nacional do Programa  Água Doce, Renato Saraiva, falou sobre o prêmio. “A premiação que o PAD, na pessoa do José Nogueira, que é o operador na cidade de Amparo, é o reconhecimento da construção coletiva que é o Programa, onde temos preocupação ambiental técnica e social. A gestão compartilhada do sistema de dessalinização com participação ativa das comunidades locais é o que traz o sucesso do programa.

Na Paraíba, 27 sistemas já estão funcionando, 38 em execução e mais 28 serão construídos. Cerca de 2.600 famílias consomem água tratada por meio dos dessalinizadores, totalizando mais de 10 mil pessoas beneficiadas. Até o momento, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 4 milhões no Água Doce.

O Congresso Mundial de Dessalinização e Reuso de Água (IDA World Congress 2017 – Water Reuse & Desalination) é realizado a cada dois anos. Considerado o principal evento global voltado para a reutilização e dessalinização de água, ele conta com a presença de participantes do setor público e privado de todo o mundo, entre líderes em todos os setores da indústria, desde usuários finais a desenvolvedores de tecnologia e fornecedores de soluções, acadêmicos e pesquisadores, financiadores, fornecedores e consultores. O evento  encerra amanhã com a inauguração de um Sistema Piloto de Dessalinização que utiliza a Energia Solar, no Rio Grande do Norte.

CARIRI EM AÇÃO

Com SECOM- PB/Foto: Reprodução  

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.