Sumeense assume Diretoria do MDA em Brasília

O novo Diretor do Departamento de Financiamento e Proteção à Produção – DFPP da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário – SEAD (ex- MDA) em Brasília é o sumeense Elias Freire. Elias que é professor titular do IFPB e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFCG tomou posse no cargo na manhã desta segunda-feira (04).

A SEAD é responsável pelos programas governamentais de reforma agrária; promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural constituído pelos agricultores familiares; identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos.

O DFPP (Departamento de Financiamento e Proteção à Produção), que a partir de hoje será gerido pelo sumeense Elias Freire, conta em seu organograma com cinco Coordenações: do Garantia Safra; de Financiamento à Produção Rural; do Seguro da Agricultura Familiar; de Cooperativismo; e de Diversificação Econômica, Apoio à Agricultura e Apoio Comercialização. O órgão busca a partir de ações específicas, criar condições para que as famílias agricultoras possam melhorar a qualidade de seus produtos, assegurando mais capital e mais proteção à produção e à renda. As ações são desenvolvidas em todo o território nacional, mas algumas delas têm o semiárido nordestino como prioridade.

“Espero contribuir com o desenvolvimento dessa atividade tão importante para o país, que é a agricultura familiar, buscando condições para a implementação de ações que possam melhorar a vida do homem do campo, dando-lhes mais dignidade e qualidade de vida. Sou sabedor das dificuldades enfrentadas por esses ‘guerreiros’ que a cada momento buscam melhores condições de trabalho e, até mesmo, de sobrevivência, pois minha origem remota da agricultura familiar.  Meu pai sempre atuou nessa atividade e, ainda hoje, tenho vários familiares e amigos que buscam sua sobrevivência nessa atividade. Por isso, buscar mecanismo e ações que possam contribuir para a atividade dessa categoria de trabalhadores será o meu maior compromisso”, destacou o diretor.

Elias afirmou ainda que pretende contribuir com seu município, Sumé, e com todo o Cariri através da função que ora lhe foi confiada.

CARIRI EM AÇÃO

Com Cariri Ligado

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.