Em meio à crise financeira dos Municípios Prefeitura de Caraúbas paga folha de pessoal

De acordo com dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal, os municípios brasileiros enfrentam a pior situação fiscal dos últimos dez anos. Segundo o economista-chefe da entidade, Guilherme Mercês, a crise municipal reflete o cenário dos estados e da União. “Na verdade, essa deterioração fiscal foi aparecendo em sequência nos níveis de governo.”
O índice avaliou as contas de 4.688 prefeituras. Outras 880 não foram analisadas porque não declararam as contas ao Tesouro Nacional dentro do prazo legal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
De acordo com o estudo, 87,4% das prefeituras brasileiras apresentam situação fiscal entre difícil e crítica. “Nove em cada dez prefeituras estão em situação difícil ou crítica e quase um terço delas se mostra em uma situação crítica, ou seja, à beira da falência”, acrescentou Mercês.
Em que pese toda a crise fiscal/financeira a Prefeitura do município de Caraúbas vem conseguindo pagar a folha de seus servidores dentro do mês trabalhado, sem a necessidade de demissão como muitos outros municípios o fizeram. De acordo com o prefeito Silvano Dudu, fizemos cortes de despesas de caráter continuado e de custeio para conseguir manter a folha de servidores em dia. Não está sendo fácil é bem verdade, mas é apenas uma crise e esperamos que ela passe logo para que possamos conseguir investimentos mais pesados nas demais áreas do governo.
As 30 cidades com nível excelente de gestão fiscal estão distribuídas em vários estados do país, inclusive no Nordeste e isso mostra que a “localização geográfica não é o determinante de uma boa gestão fiscal e, sim, as atitudes dos gestores perante o orçamento público”, afirmou o secretário de finanças Silvo Fernandes.
Caraúbas já pagou 50% do décimo terceiro salário de todos os servidores e estamos mantendo o compromisso de pagar em dia aos servidores, porque entendo que esse é um dever de qualquer gestor público com aqueles que fazem a gestão de fato acontecer, disse o prefeito Silvano Dudu. Não existe segredo, apenas compromisso e respeito com quem dedica parte de sua vida ao serviço público municipal, por isso zelamos pelo nosso maior patrimônio, o servidor público, concluiu.

CARIRI EM AÇÃO

Com Ascom/Foto:Cariri em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.