Segurança é prioridade para o eleitor e candidatos miram no tema

A maioria dos paraibanos que participou da enquete realizada pelo Jornal Correio da Paraíba, no total de 30,6%, quer que o próximo governador da Paraíba dê prioridade ao combate da violência no Estado. O segundo tema mais votado, com 18,88%, foi a educação. Eles acreditam que ainda é preciso melhorar a qualidade do ensino público ofereço pelo Estado.

A saúde aparece na terceira colocação com um percentual de 15,55% e com 14,38%, os paraibanos acreditam que o próximo governador deve combater a corrupção. A população deseja que o gestor eleito trabalhe com transparência nas suas ações.

Logo após, com 12,7% aparece como prioridade a garantia de reajuste salarial anual aos servidores. Nesse área, o governador Ricardo Coutinho não garantiu a reposição dos salários nos últimos anos do governo.

O abastecimento de água, um dos grandes problemas enfrentados hoje pelos paraibanos, teve a prioridade de 10,86% dos paraibanos. Hoje a população aguarda ansiosa a conclusão das obras da transposição no eixo Norte, responsável por levar água ao alto Sertão.

Para o cientista político Lúcio Flávio Vasconcelos, doutor em história política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a enquete revela muito bem sentimento da população. Para ele, o destaque para a segurança é resultado da violência generalizada que toma conta do Estado.

“As grandes e pequenas cidades estão assoladas por uma onda de criminalidade sem precedentes na nossa história. Sem falar que a zona rural, antes pacífica, agora sofre as ações dos bandidos”, comentou.

De acordo com Lúcio Flávio, quanto ao outros itens destacados, como saúde e educação, percebe-se que continua sendo prioritários, pois a população percebe que, apesar a maciça propaganda por parte do atual governo, essas áreas ainda continuam bastante carentes.

O professor acredita, que as campanhas eleitorais deste ano os temas apontados como prioritários, deverão constar nas pesquisas que serão feitas pelos candidatos com esse mesmo sentido.

CARIRI EM AÇÃO

Com G1 /Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.