Câmara realiza sessão e homenageia as mulheres de Gurjão

A Câmara de Vereadores de Gurjão realizou na noite desta sexta-feira, 9 de março, uma sessão especial, que além de aprovar vários requerimentos e projetos de lei, também homenageou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

No início da sessão, Adailsinho e Robson, presidente e secretário respectivamente, cederam suas cadeiras para as vereadoras Elizete e Selminha que comandaram a sessão desta sexta, como forma de homenagem ao Dia da Mulher.

A sessão também contou com a presença de várias mulheres no plenário, entre elas, a ex-secretária de educação Noelma Farias, da diretora da escola Juarez Maracajá, Ana Luiza, e diretoras de órgãos do governo municipal.

No decorrer da sessão, os vereadores se reversaram nas homenagens feitas as mulheres de Gurjão. Eles também debateram e aprovaram várias demandas da sociedade.

Veja abaixo o que foi aprovado e discutido na Câmara de Gurjão nesta sexta-feira, dia 09:

Junior de Morais Teixeira

Solicitou ao prefeito Ronaldo Ramos de Queiroz, para que juntamente com a Secretaria de Infra Estrutura, empreenda esforços e estudos no sentido de implantar um redutor de velocidade na Rua Deusdet Correia de Queiroz. Júnior ainda solicitou que estudasse a possibilidade de realizar a limpeza do Cruzeiro localizado no bairro Sebastião Borges Coutinho (Pedregal) e, instalação de luminárias no entorno.

Claudio Marcelo Pereira de Farias

Requereu ao Diretor do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba – DER, Carlos Pereira de Carvalho e Silva, que analise a possibilidade de reparo e manutenção das bases das pontes localizadas na PB – 176: a ponte do rio Riacho da Cobra, próximo à entrada da cidade de Gurjão-PB, e a ponte do Rio Zé da Silva, localizada na comunidade que recebe o mesmo nome.

Maria Elizete de Farias Almeida

Apresentou votos de profundo pesar pela morte do ex-vereador Martins Ananias, nascido em 08 de novembro de 1940 e que faleceu em 13 de janeiro de 2018. Solicitou ainda que seja dada ciência a família enlutada.

Na justificativa, a vereadora Maria Elizete falou um pouco da trajetória do ex-vereador (In Memoriam). “O vereador Martins Ananias era filho de Ananias Martins e Maria das Dores Rocha (In Memoriam). Nasceu e passou toda a sua vida na Comunidade de Água Fria, município de Gurjão-PB, onde foi personagem ativo da história política dessa localidade contribuindo como legislador na Casa Agripino de Farias Gurjão por cinco mandatos. Iniciou sua carreira política no ano de 1983, aos 43 anos, tendo encerrado no ano 2000, contando ainda 60 anos, por motivos de saúde”, finalizou.

Robson José de Souto Cordeiro

O vereador Robson apresentou um importante projeto que instituí a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no que se compreende: Transtorno Autista, Síndrome de Aspenger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento sem outra especificação e Síndrome de Rett, além de definir como será esta política no município.

Segundo o PL do vereador Robson, o prefeito deverá adotar o dia 2 (dois) de abril em espaços públicos do município, a cor predominante (Azul), cor esta que simboliza o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Após serem votados as proposituras dos vereadores, o Parlamento gurjaense aprovou três projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo Municipal, iniciando pelo PL que solicita a contratação por tempo determinado objetivando atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, autorizando assim, o prefeito Ronaldo Queiroz, a realizar processo seletivo simplificado no município.

No segundo PL, os vereadores aprovaram que será denominada Escola Municipal Fundamental de Major Raulino Maracajá. Já o terceiro, tratava sobre a localização, instalação e operação de estações rádio base (ERBS) de telefonia e rádio comunicação no município. Esse projeto vem regular a situação desse segmento em Gurjão.

Na tribuna, o vereador Robson comentou sobre os três projetos de lei apresentados pelo prefeito Ronaldo Queiroz, fazendo um resumo de cada um, dando sua opinião acerca dos PLs.

O vereador Júnior falou da necessidade de cobrança dos serviços fornecidos pelas empresas oi, Cagepa e Energisa. Júnior Morais também parabenizou as mulheres e enfatizou as comemorações do Dia da Mulher e a reforma da Vidalzão.

Já o vereador Marcelo Farias fez reclamações sobre os serviços prestados pela Cagepa, principalmente da falta d´água que tem sido constante no município. Ele pediu providencias urgentes porque a população tem se prejudicado e muito, principalmente nos últimos dias. “Tem água na adutora, mas não chega em Gurjão”, lamentou.

O vereador Sandro pediu solução em relação ao problema da falta d´água e falou sobre a reforma do ginásio “O Vidalzão”. Em relação a reforma, Sandro disse que o prefeito já tem cinco anos de mandato e fez apenas a pintura do Ginásio.

O líder do governo na Câmara, Júnior Morais, falou que o prefeito não fez a apenas a pintura, mas entregou a rede de proteção, reparos, melhoramento no telhado, e outros serviços, além de entregar material esportivo e realizar atividades na área esportiva desde que assumiu o seu primeiro mandato.

O presidente Adailsinho Queiroz iniciou sua participação na tribuna parabenizando as mulheres, em especial as mulheres de Gurjão. Ele destacou a realização da audiência pública do orçamento democrático estadual, realizado na cidade de Sumé, neste sábado.

Adailsinho falou que o projeto “Gabinete Itinerante”, bem como, as sessões, já estão sendo planejadas para serem iniciadas na zona rural.

No final da sessão, a vereadora Maria Elizete que coordenou os trabalhos da sessão desta sexta-feira, dia 09, agradeceu a gentileza do presidente Adailsinho por ter dado esta oportunidade. “Já são 20 anos e nunca tive a oportunidade de assentar na mesa de presidente. Estou muito feliz e emocionada”, ressaltou.

A vereadora Selminha também agradeceu ao presidente e pelo gesto do vereador Robson Cordeiro por ter cedido sua cadeira de secretário para que ela pudesse secretariar a sessão especial que veio valorizar a mulher.

O presidente do Legislativo gurjaense, destacou o belo trabalho coordenado pela vereadora Elizete e secretariado pela vereadora Selminha.

VEJA VIDEOS:

Publicado por Cariri Em Ação em Sexta-feira, 9 de março de 2018

Publicado por Cariri Em Ação em Sexta-feira, 9 de março de 2018

Publicado por Cariri Em Ação em Sexta-feira, 9 de março de 2018

CARIRI EM AÇÃO

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.