UEPB inicia testes gratuitos de tuberculose

O laboratório de análises clínicas da Universidade Estadual da Paraíba começou na útima segunda-feira, 19, a oferecer os testes rápidos para o diagnóstico de tuberculose.

Conforme a professora do curso de Farmácia e coordenadora do projeto, Maricelma Ribeiro, serão oferecidos dois testes: a datiloscopia, que é entregue no prazo de 24h, e a cultura, que demora um pouco mais.

O paciente com suspeita da doença deve procurar uma unidade de saúde para ser encaminhado ao laboratório por um médico ou um enfermeiro.

O laboratório funciona no prédio das “Três Marias”, no campus I da UEPB, no bairro de Bodocongó, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Além de oferecer os testes, após a comprovação da doença, o paciente terá todo o acompanhamento no tratamento da tuberculose, que na Paraíba, só em 2017, foram notificados 1.121 casos, e desse total 30 pessoas morreram.

– A cultura é muito importante, pois muitos laboratórios não oferecem esse exame na Paraíba. Nós não vamos fornecer apenas o diagnóstico gratuito, vamos fornecer também o acompanhamento gratuito. Esse acompanhamento deve ser feito por seis meses ininterruptos – explanou.

CARIRI EM AÇÃO

Rádio Correio FM com Paraíba online/Foto: Reprodução google

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.