Onze açudes sangram após chuvas na PB; previsão é de mais ocorrências

Subiu para 11 o número de açudes que transbordaram devido às chuvas recentes na Paraíba. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas, estão sangrando os seguintes reservatórios: Araçagi, em Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Cafundó, em Serra Grande; Olho d’Água, em Mari; Pimenta, em São José de Caiana; São José I, em São José de Piranhas; São José II, em Monteiro; Taperoá II, em Taperoá; e Vazante, em Diamante.

Além disso, estão próximos de alcançar seus volumes totais os açudes Bichinho, em Barra de São Miguel; Gramame/Mamuaba, no Conde; Jangada, em Mamanguape; São Salvador, em Sapé. Todos eles estão com mais de 90% de suas capacidades.

No Sertão da Paraíba, moradores comemoram a chegada de água em outro reservatório, o São Gonçalo, em Sousa. Na última terça-feira (10), o açude estava 29% abastecido, com cerca de 13,3 milhões de metros cúbicos. Menos de uma semana depois, o volume subiu para 14,8 milhões de metros cúbicos, o que representa 33% de sua capacidade total. A expectativa da população é de que ele atinja a metade de seu limite nas próximas horas.