Apicultura familiar terá incentivos do Governo e beneficiará mais de 27 famílias no interior da PB

Com recursos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na execução das ações, está sendo implantado projeto de apicultura nos municípios de Cubati, São Vicente do Seridó e Soledade atendendo 27 famílias agricultoras.

Atualmente, o projeto encontra-se em fase de implantação, que por força de um contrato temporário vem recebendo assistência técnica do Senar, mas, desde a criação da associação de apicultores no ano de 2011 até o momento, conta com a participação dos extensionistas da Emater, que contribuíram com a organização e o encaminhamento de ações indispensáveis a sua instalação definitiva.

O projeto foi elaborado com a colaboração do extensionista Hermes Gonçalves e do técnico em Agroindústria Eriosvaldo Medeiros, que foi prontamente aprovado pelo Procase. A Emater, por meio dos extensionistas Márcio José e Domilson Oliveira, desde o primeiro momento quando iniciaram as discussões em torno de um projeto apícola para a região, está oferecendo assistência, tanto no desenvolvimento da atividade como no processo associativo das famílias.

O valor total do projeto é de R$ 178.044,40, incluindo a contrapartida da associação e beneficiará diretamente 27 famílias da região que estão sendo contempladas com o financiamento de 270 colmeias, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fumigadores, núcleos de captura, equipamentos para beneficiamento de mel, construção de viveiro com capacidade para produzir 4.500 mudas ao ano, além da implantação de um hectare de pastagem apícola irrigada, que terá a capacidade de produzir em torno de 14 toneladas de mel por ano.

Desde os estudos de concepção, o projeto tem acompanhamento do coordenador regional da Emater em Picuí, Fernando Guedes. A Emater integra a Gestão Unificada, que é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

CARIRI EM AÇÃO

Com Clickpb/Foto: Reprodução

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.