Ricardo assina carta contrário à privatização da Eletrobras e Chesf

Os governadores do Nordeste e de Minas Gerais estiveram reunidos nesta sexta-feira(18) em Recife para um encontro que teve o objetivo de mostrar força quanto à não privatização da Eletrobras e da Chesf. Os chefes estaduais discutiram na oportunidade  sobre o pacto federativo e as ações para a conclusão da Transposição do Rio São Francisco. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), também esteve no encontro.

Considerando que o Nordeste é a região mais carente do país e continua tendo desequilíbrio financeiro, os gestores mostraram preocupação com as privatizações.

O governador Ricardo Coutinho citou que assim como agiu na Paraíba não privatizando a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa),  se mantém contrário à privatização da Eletrobras e da Chesf alegando que são patrimônios fundamentais para que o Brasil seja tratado de forma igualitária.

“Por isso temos uma postura absolutamente contrária à privatização. Não se pode privatizar água, o rio, num momento em que o Nordeste conseguiu a chegada das águas do São Francisco com a transposição. A região hoje tem uma outra realidade e a água não pode ser entregue à iniciativa privada”, frisou.

O chefe do executivo Estadual paraibano também comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelos estados do Nordeste em contrair financiamentos para investimentos. “Nós estamos fazendo nossa tarefa de casa, mas não tivemos acesso a financiamentos e, por isso, muitas obras no Nordeste deixaram de ser concluídas. O país precisa ter uma distribuição de recursos e concessão de empréstimo mais adequado, além de ter respeito ao pacto federativo”, analisou.

Os governadores assinaram uma carta expressando posição contrária e a aplicação de  medidas no campo legislativo e judiciário que deverão serem tomadas para que a privatização não ocorra. A Carta de Recife, documento elaborado pelos governadores do Nordeste e de Minas Gerais será encaminhada para a Presidência da República.

Participaram da reunião, além de Ricardo Coutinho, os governadores Paulo Câmara (Pernambuco) anfitrião do encontro, Camilo Santana (Ceará), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Wellington Dias (Piauí), Rui Costa (Bahia). Também esteve presente o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o senador Humberto Costa, deputados federais e estaduais.

CARIRI EM AÇÃO

Com Portal Correio/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.