São João do Carneirinho abre os festejos juninos em Campina

São João do Carneirinho abriu os festejos juninos de Campina Grande, o evento que ocorreu nesta terça, 5, no Memorial Severino Cabral, cumprindo uma vasta programação que se iniciou às 19h na rua Getúlio Vargas no Centro da Cidade.

São João Batista, amado e reverenciado como o São João do Carneirinho, tem na sua pregação o Evangelho de Jesus, e no seu martírio um presságio da pressão do Salvador, com sua vida e suas palavras, São João deu testemunho da verdade, sem covardia perante os que ostentavam o poder, sem se deixar afetar pelos louvores das multidões, sem ceder as pressões dos fariseus.

Essa história é retratada na procissão de louvação ao Santo, que trouxe a participação dos grupos Acauã da Serra, Grupos Caetés, Cia Livre de Dança, Grupo Tropeiros da Borborema, Cia de Dança Raízes e o Grupo Caísca

Ao longo do cortejo os artístas populares conduziram o ” andor” do Santo que na sua representatividade enaltecia os aspectos religiosos dos festejos juninos.

Em seguida, o Padre José de Assis Soares, Vigário do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, celebrava a ritualística cristã, narrando a história de São João Batista, Profeta e Precursor Luizinho Calixto e a Percussão do Centro de Cultura e Arte da UEPB – CAC, trouxeram em seu repertório músicas do cancioneiro popular, fazendo alusão ao genuíno forró nordestino.

Na programação houve espaço também para as homenagens, o ponto alto do evento que segundo a professora Eneida Agra Maracajá, não poderia ficar de fora, pois é preciso reconhecer os grandes talentos das músicas regionais, que tanto contribuem para preservação da cultura popular nordestina , finaliza Eneida.

Os homenageados foram : Capilé, Biliu de Campina, Cristovão Andrade Pró Reitor de Cultura da UEPB, Alexandre Tan e Tom Oliveira, que receberam a comenda São João do Carneirinho.

A grande atração da Noite foram os Três do Nordeste que em seu repertório destacaram o mais genuíno forró, clássicos que se tornaram atemporais para o povo nordestino.

CARIRI EM AÇÃO

Com Paraíba Online/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.