Hemocentro PB promove ações no Dia Mundial do Doador de Sangue; saiba o perfil do doador paraibano

Nesta quinta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo desta data é homenagear todos os doadores e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato. De olho no perfil do doador ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Hemocentro da Paraíba promove campanhas para sensibilizar os jovens adultos a se tornarem doadores regulares.

Segundo a coordenadora de ações estratégicas especiais do Hemocentro da Paraíba, Elaine Santana, a maioria dos doadores no estado atualmente é do sexo masculino, na idade adulta. “Com o objetivo de receber mais doações de jovens, o Hemocentro têm realizado um trabalho intenso junto às instituições de ensino superior no estado. Não só para que eles doem mais, mas que seja realizado um trabalho também de conscientização”, diz.

Ainda de acordo com Elaine, o objetivo de atingir o público jovem é incentivar uma mudança de cultura. “No Brasil não temos uma cultura de doação de sangue adequada. Vemos algumas mobilizações em torno de casos específicos, mas o ideal mesmo seria que as pessoas se tornassem doadores frequentes”, esclarece. “Esse trabalho educativo é o maior desafio para todos os Hemocentros do Brasil”, conclui.

Dia tem programação especial

Para comemorar a data, o Hemocentro da Paraíba vai promover ações para incentivar a doação. De acordo com a coordenadora de ações estratégicas especiais do órgão, Elaine Sananta, o mês de junho é ideal para realizar campanhas para promover a doação. “Neste mês temos uma baixa no estoque, o que é natural devido ao número de ocorrência com queimados e acidentes neste período junino. O nosso estoque termina ficando em baixa porque as pessoas que geralmente realizam a doação, terminam viajando e nem sempre lembram de doar antes da viagem”, afirma.

Para comemorar a data, o Hemocentro da Paraíba vai promover ações para incentivar a doação, a partir das 7h da manhã. “Dentro da nossa programação especial, vamos receber caravanas de instituições, realizar homenagens às pessoas que mais doaram no nosso banco de sangue”, diz Elaine Santana. Além das homenagens e ações estratégicas, também haverá um show da banda Os Gonzagas.

O Hemocentro abre de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30. Nos sábados, o horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Quem pode doar?

O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 Kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 3h antes da coleta.

O adolescente, a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

A coleta do sangue demora em média até 15 minutos. De cada pessoa é retirada a quantidade de 450 ml de sangue, o suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. O homem pode realizar a doação cerca de quatro vezes por ano e a mulher, três vezes.

CARIRI EM AÇÃO

Com Jornal da Paraíba/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.