Jogo mais esperado da 1ª fase tem Espanha sob dúvidas e poderio de Portugal

Espanha e Portugal fazem nesta sexta-feira (15) o duelo mais esperado da primeira fase da Copa do Mundo. As seleções chegam na Rússia com amplo favoritismo no grupo B, de modo que o jogo em Sochi pode sugerir de antemão quem será o líder da chave. Do lado espanhol, há a incerteza após a saída do técnico Julen Lopetegui; do português, a confiança no protagonismo de Cristiano Ronaldo.

A seleção espanhola viveu dias conturbados às vésperas da estreia, após Lopetegui ser anunciado como treinador do Real Madrid. A federação achou por bem demiti-lo, e quem assume é Fernando Hierro, ex-zagueiro que tem só um ano de experiência como treinador. Daí a hesitação em torno da Roja, considerada uma das favoritas ao título mundial.

Com Lopetegui a Espanha jogou 20 partidas e nunca perdeu. Passou invicta pelas Eliminatórias e chega à Copa embalada. Ao assumir a seleção, Hierro promete não mudar nada. “Sabemos o que queremos, e isto não vai mudar. Verão a Espanha de sempre, a que quer ser protagonista. Seguimos fazendo o mesmo”, garante.

Do outro lado, Portugal surpreendeu ao vencer a Eurocopa em 2016 e agora se pergunta até onde Cristiano Ronaldo pode levar a seleção na Copa do Mundo. O craque chega a seu quarto Mundial com apenas três gols no currículo e um quarto lugar como melhor campanha (em 2006). Aos 33 anos, pode ser sua última chance de título.

A estreia tem peso dobrado para Portugal, que não vence seu primeiro jogo de Copa do Mundo há duas edições. Em 2014, aliás, a situação era bem parecida com a atual: o maior confronto do grupo logo na estreia – a lembrança é péssima, com a seleção foi goleada pela Alemanha e acabou eliminada na primeira fase. “Já me perguntaram isso várias vezes, mas a história é passado”, responde o treinador Fernando Santos. “O que importa é o presente. Estamos perante um enorme adversário, mas queremos acabar com esta história de não conseguirmos vencer o primeiro jogo.”

As seleções se enfrentam pela segunda vez na história das Copas do Mundo. A primeira foi na África do Sul, nas oitavas de final de 2010: deu Espanha por 1 a 0, com gol de David Villa. Daquele confronto, seis se reencontrarão na Rússia: Piqué, Sergio Ramos, Busquets e Iniesta de um lado; Pepe e Cristiano Ronaldo de outro. O confronto mais recente aconteceu na Euro de 2012, quando a Espanha eliminou os portugueses nos pênaltis da semifinal.

CARIRI EM AÇÃO

Com G1 /Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.