Técnicos do Programa Água Doce de Pernambuco conhecem experiência do programa na Paraíba

Um grupo de 30 técnicos de vários órgãos do Estado de Pernambuco estiveram visitando à Paraíba para conhecer a experiência do Programa Água Doce (PAD), desenvolvida no Estado desde 2014 e reconhecida como referência nacional. A equipe, que foi recepcionada pela coordenação do PAD na Paraíba, conhece nesta quinta-feira (14) os sistemas de dessalinização do assentamento da Fazenda Mata, em Amparo, e o da sede do município. Além destes, os técnicos conheceram na quarta-feira (13) o sistema da Comunidade Pitombeira, no Município de Sumé, no Cariri paraibano, em fase de conclusão.

Na Sede do município de Amparo, todos foram recepcionados pela Chefe de Gabinete Josenice que esteve representando o Prefeito Inácio Nóbrega, que pelo motivo do falecimento do seu irmão, não pode esta presente acompanhando a caravana.

A equipe de visitantes conta com representantes da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, da Secretaria do Meio Ambiente, da Embrapa, do Incra, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do Dnocs e de empresas que vão atuar na execução do PAD no Estado vizinho. Na Paraíba, os sistemas de dessalinização vão beneficiar 93 comunidades até o mês de dezembro, contemplando cerca de 50 mil pessoas em mais de 40 municípios do Semiárido paraibano.

A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é assistida pelo Núcleo Estadual do PAD formado por 14 órgãos em nível Estadual e Federal e conta com um investimento de mais de R$ 22 milhões, com o objetivo de levar água potável para as comunidades isoladas.

Os técnicos assistiram à apresentação do coordenador estadual do PAD/PB, Robi Tabolka, sobre a instalação do sistema. Ele mostrou desde a planta do sistema, falou sobre processo de execução da obra, equipamentos, funcionamento e, sobretudo, das parcerias com a gestão municipal e a comunidade, que, segundo ressaltou, são iniciativas imprescindíveis para o sucesso do programa. Ele também tirou dúvidas dos técnicos e da equipe da coordenação do PAD de Pernambuco, que pretendem implantar o projeto naquele Estado, seguindo o modelo da experiência de sucesso da Paraíba.

O coordenador do PAD de Pernambuco, Paulo de Tarso Pessoa Mendes, revelou que ficou impressionado com o sistema do programa na Paraíba. “A impressão que estou tendo é maravilhosa, diante da explicação e dos conhecimentos que estamos adquirindo para implantação em Pernambuco. O conhecimento sobre a parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura e a comunidade está sendo de um aprendizado gigantesco para que a gente siga no mesmo padrão. A meta é implantar 170 sistemas em Pernambuco, acompanhando a ideia do Estado da Paraíba, pois se trata de um programa de qualidade e está sendo muito bom poder visitar. A escolha em conhecer o sistema da Paraíba resultou da experiência de sucesso realizada no Estado, bem como da disposição da equipe técnica local em repassar as informações”, disse Paulo.

O representante da empresa que vai executar o programa em Pernambuco, Eduardo de Matos parabenizou a coordenação do PAD na Paraíba e ressaltou a importância do alcance social do programa, tanto pela expertise da equipe, como pelo envolvimento da comunidade em viabilizar a parceria. Eduardo parabenizou a gestão do governador Ricardo Coutinho por se fazer presente numa ação tão importante para a população.

De acordo com Robi Tabolka, além de Pernambuco, o Estado de Sergipe visitou a Paraíba em 2016 para conhecer o sistema de dessalinização local, além de outros estados que também demonstraram interesse em conhecer o programa, que é considerado referência nacional, por construir as obras agrupadas com baixo custo médio por Sistema, entre os nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. Atualmente, a Paraíba é o Estado com maior número médio de beneficiários por sistema de dessalinização em funcionamento.

CARIRI EM AÇÃO

Com Amparo Ligado/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.