UFCG é única do Brasil em rede internacional de estudos em desastres naturais

Uma rede internacional de pesquisa em desastres naturais incluiu a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no grupo de estudos que reúne 139 instituições de todo o mundo. A universidade é a única brasileira a integrar a Aliança Global de Institutos de Pesquisa em Desastres (Gadri). Segundo informou a UFCG na quarta-feira (13), o convite surgiu a partir de resultados de mais de duas décadas de pesquisa na área.

Carlos de Oliveira Galvão, professor representante da UFCG na rede, explica que a universidade sempre produziu estudos sobre desastres, em várias áreas do conhecimento, com o objetivo de entender as necessidades locais e regionais a respeito da gestão da redução do risco de desastres.

“Estes estudos contribuem para o avanço das pesquisas a gestão e participar de redes internacionais é uma oportunidade para compartilhar conhecimento, informações científicas e promover colaborações com outros centros e instituições”, explica Carlos.

Entre as áreas de estudo estão clima, hidrologia, geologia, biologia, ecologia, agricultura, geografia, engenharia, computação e tecnologia da informação, saúde, direito, sociologia, planejamento urbano e regional, políticas públicas, arquitetura e economia.

O professor Marx Prestes Barbosa, que coordena o grupo de estudo e pesquisa de desastres naturais da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola (UAEA), explica que a gestão da redução de riscos de desastres é importante para ajudar a lidar com catástrofes naturais, mas que para isso é preciso estudar as vulnerabilidades da região.

“Ao trabalhar as vulnerabilidades, podemos aumentar o grau de resiliência de um indivíduo, de uma comunidade e até mesmo de uma nação. Para mitigar os desastres, há necessidade que os países tenham suas políticas públicas para a gestão da redução dos riscos de desastres e que tenham em suas bases o social, o econômico, o político e o cultural. Não podemos nunca esquecer que os riscos são construídos socialmente”, diz Marx.

A Gadri foi criada em 2015, durante a segunda conferência global de institutos de pesquisa em redução de riscos de desastres, realizada na Universidade de Kyoto, no Japão. A aliança tem o objetivo de ser um fórum para compartilhar conhecimento e promover colaboração em temas relacionados a área. A maior parte das instituições são da Ásia, representando 60% dos institutos, mas há representantes dos cinco continentes. Na América do Sul, além do Brasil, também há universidades da Colômbia.

CARIRI EM AÇÃO

Com G1/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.