Focco orienta população a conhecer candidatos

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) está construindo a campanha para orientar e incentivar os eleitores paraibanos a conhecer o histórico de candidatos às Eleições 2018.

A ideia é apresentar uma ferramenta online que possibilita ao cidadão pesquisar a vida pregressa das pessoas que pleiteam cargos eletivos. A divulgação deve ser massificada, a partir do próximo mês de agosto.

A campanha foi discutida em reunião realizada na última terça-feira (19), na sede do Ministério Público Federal, entre o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio, promotor Leonardo Quintans; o procurador regional eleitoral, Victor Veggi, o procurador-chefe do MPF, Marcos Queiroga; o procurador da República, Rodolfo Alves Silva; o chefe da Controladoria-Geral da União na Paraíba, Gabriel Wright, e o procurador da República Sérgio Rodrigo Castro Pinto.

De acordo com os integrantes do Focco, a campanha e a disponibilização da ferramenta ocorrerão em agosto, quando já houver os registros dos candidatos. A ferramenta vai buscar nas bases de dados de diversos tribunais brasileiros os processos nos quais o candidato esteja envolvido, permitindo ao cidadão saber se o candidato é “ficha suja”.

Na reunião, ainda ficou decidido que a ferramenta será disponibilizada, na fase pré-eleitoral, aos promotores eleitorais para que pesquisem os prováveis pré-candidatos e informem à Procuradoria Regional Eleitoral possíveis irregularidades que gerem impugnação dos registros de candidatura.

CARIRI EM AÇÃO

Com MaisPB/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.