Secretaria de Saúde de Monteiro passa a atender Portadores de Glaucoma no CEMED

Buscando sanar os transtornos causados pela suspensão do atendimento aos pacientes do município cadastrados no Programa do Glaucoma, realizado pelas clínicas prestadoras do serviço em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Monteiro adotando as providências necessárias para normalizar o atendimento e dar continuidade ao tratamento da doença, agora oferece o acompanhamento no CEMED – Centro de Especialidades Médicas.

O início dos atendimentos na cidade se deu na manhã desta sexta-feira, 03, e contou com a avaliação e entrega dos colírios a 80 pacientes. Os mesmos serão acompanhados de forma regular com retornos médicos a cada três meses. A entrega dos colírios também faz parte da ação da Secretaria de Saúde e será feita após cada atendimento. O total de recursos empregados por parte dos cofres municipais é de R$ 18 mil.

A suspensão dos atendimentos em Campina Grande foi motivada pela redução de recursos que o Ministério da Saúde fez no teto financeiro do Programa do Glaucoma na Paraíba, após um estudo realizado em todo o País apontar um índice de casos de glaucoma muito acima da média nacional. Na posição de gestor macro da Saúde, o Ministério da Saúde resolveu, em novembro do ano passado – após quase 10 anos de atividade de auditoria sobre o Programa – determinar o corte e a imediata adequação à realidade dos demais Estados brasileiros.

A iniciativa de proporcionar o atendimento aos pacientes portadores de Glaucoma se deu através de reuniões realizadas entre a prefeita Anna Lorena e a secretária de saúde, Paula Oliveira, conforme esclarece Viviane Ferreira, secretaria executiva de Saúde de Monteiro. “Temos na cidade 80 pacientes com a doença, sabemos da gravidade em caso da não realização de atendimento, esta é uma enfermidade que evolui. Ficamos muito preocupadas, mas em um jogo de cintura, conseguimos implantar o atendimento em Monteiro e ainda mais, realizaremos também a entrega dos colírios, tudo isso com recursos próprios. Estamos felizes e aliviadas em proporcionar o serviço aos monteirenses”.

Segundo a prefeita Anna Lorena: “Esta é mais uma ação assumida pelo município com recursos do tesouro. Não contávamos em nossa programação orçamentária, mesmo assim foram desprendidos todos os esforços para garantir mais esta assistência”, finalizou.

 

Fonte: Ascom/Foto: Ascom

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.