Agricultores familiares são estimulados pela Prefeitura Municipal de Sumé

Objetivando contribuir com desenvolvimento da cadeia produtiva do Imbuzeiro (também conhecido como Umbuzeiro), a Prefeitura de Sumé comprou mais de 1.580 Kg de Imbu, o fruto do Imbuzeiro, esses frutos foram comprados prioritariamente de agricultores familiares com filhos matriculados na Escola Agrotécnica de Sumé, assim como também foram adquiridos Imbus de outros agricultores familiares do município de Sumé.

O ato da compra dos Imbus compôs atividades da disciplina de práticas comerciais lecionada para os estudantes, além disso, os frutos foram processados e beneficiados em aulas da disciplina de práticas agroindustriais lecionada para estudantes na Escola Agrotécnica de Sumé e foram servidos na merenda escolar.

A professora Maria Rita Albino, diretora da escola, destaca a importância do Imbuzeiro e seus derivados em atividades didáticas para a formação intelectual e profissional dos estudantes: “O Imbu por ser um fruto nativo e saboroso,é comum nas comunidades onde estes residem, atrai a atenção dos estudantes, induz eles a valorizar a espécie e aprender gerar renda com o Imbuzeiro e seus derivados”.

De acordo com o prefeito Éden Duarte explica a importância deste processo:“Esta ação beneficiou os estudantes e a sociedade em geral das seguintes formas: 1. Gerando renda em suas propriedades rurais por meio da aquisição; 2. Gerando conhecimento através do processamento nas aulas de práticas agroindustriais e práticas comerciais agropecuárias onde foi demonstrada a importância das compras institucionais para a Agricultura Familiar; 3. Promoção da Soberania Alimentar e da boa alimentação, uma vez que os estudantes consumiram produtos derivados do Imbuzeiro que tem grande riqueza nutricional e está acessível a maioria dos estudantes”. Este ano essa ação de compra iniciou-se como projeto-piloto, mas nos anos seguintes essa aquisição e outras ações para a conservação e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do Imbuzeiro será ampliada de acordo com o orçamento do município de Sumé.

 

Fonte: Vitrine do Cariri