Câmara de Caraúbas retoma atividades após recesso parlamentar

A Câmara de Vereadores de Caraúbas retomou nesta terça-feira (7), as atividades legislativas após recesso parlamentar. A primeira sessão ordinária do segundo período ordinária do ano 2018 contou com a apresentação de dois projetos de lei e prestação de contas das pastas da Saúde e Agricultura.

Esteve participando da primeira sessão o secretário de agricultura, Rony Feitosa, a secretaria adjunta da agricultura, Maria do Salgadinho, além dos membros da equipe de saúde da família, a enfermeira Poliana Oliveira, a odontóloga Catarina Costa e o médico Renie Miranda.

Ainda esteve prestigiando os trabalhos os vereadores coxixolenses Robério Ribeiro e Valmir Amorim, atual presidente da Câmara de Coxixola.

A noite foi marcada por uma séria de prestações de contas, iniciando com a equipe de saúde que falou de forma individualizada dos atendimentos realizados na unidade mista de saúde do município. Os profissionais ainda solicitaram uma pouco mais de prudência por parte dos parlamentares ao ouvir reclamações da população e que antes de fazer denúncias busquem entender os procedimentos tomados para os atendimentos, eles ainda destacaram que todos os atendimentos passam por um planejamento e seguem uma regra.

Após várias falas, a equipe destacou que o trabalho da atenção básica de saúde compreende não os atendimentos ambulatórios, mas também pelo trabalho de saúde preventiva.

O secretário de agricultura Rony Feitosa também esteve na tribuna prestando contas de uma séria de ações que vem sendo executadas pela pasta, como por exemplo, aração de terras, recuperação de estradas, instalação e perfuração de poços, abastecimento d’água, convênios com locação de recursos destinados à construção do centro de exposição, além de novos projetos da pasta.

Já sobre pauta do dia, foi dada entrada três projetos de lei, o PL 11/2018 de autoria do vereador Nerivan Alves (MDB) que declara unidade pública Municipal a Associação de Pescadores da comunidade Campos e o PL 12/2018 que também declara unidade pública Municipal a Associação Comunitária do sítio Passagem, esse de autoria do vereador mdebista, Fabio Pereira.

O último projeto de lei apresentado é o PL13/2018, que tem como autor o Poder Executivo, pede a abertura de crédito especial para a ampliação e recuperação de postos de saúde no município.

Ainda durante a sessão foi aprovado um decreto que concede título de cidadania, ao Lupércio Lucas da Costa, proposto pelo vereador Tomaz Alves Aquino (PTC).

O vereador presidente, Renivan Neves (PCdoB), apresentou um decreto n.º 01/2018, que concede título de cidadania ao policial militar, Nilton Cezar Macena de Souza.

O parlamento ainda aprovou dois votos de pesar de autoria do presidente Renivan, em nome de Fortunato João de Alcântara, pai da vereadora Neide e Eduarda João de Alcântara, tio da parlamentar.

Por fim, presidente Renivan Neves agradeceu os presentes e convidou todos os vereadores para a próxima sessão ordinária prevista para o dia 22 de agosto.

Confira as fotos da sessão clicando aqui

Redação Cariri em Ação