Prefeito Éden Duarte confirma licitação para Construção do Centro de Formação de Professores

O prefeito de Sumé, Éden Duarte, confirmou a realização de Processo Licitatório na Modalidade Tomada de Preço, cujo objeto é a contratação da empresa que será responsável pela construção do Centro de Formação de Professores do Município de Sumé.

A licitação foi recém-autorizada pelo prefeito, estando à obra orçada em mais de meio milhão de reais. Dos recursos, R$ 250 mil reais já estão assegurados via Emenda Parlamentar do senador Raimundo Lira. O montante restante para construção será feito com recursos próprios do Município.

Vultosa obra, o Centro de Formação de Professores contará com um auditório com capacidade para aproximadamente 300 pessoas, o qual será provido de palco e camarins. Contará também com salas de aula, sala para a administração, refeitórios, banheiros, dentre outros espaços.

“O prédio possuirá estrutura moderna, obedecendo aos ditames de acessibilidade preconizados por lei. Nosso objetivo é valorizar ainda mais os professores do município, que merecem toda a nossa atenção e respeito”, destacou o prefeito Éden Duarte.

Quando estiver concluído, o Centro de Formação de Professores de Sumé ofertará de forma confortável e amplamente acessível formações continuadas, cursos, reuniões, encontros, conferências, dentre outros eventos.

A construção abrirá espaço também para outras finalidades, como apresentações culturais e artísticas, a exemplo de eventos musicais, apresentações teatrais, mostras culturais, apresentação de corais, filarmônicas, palestras, formação e capacitação de servidores, dentre outros.

O Centro de Formação de Professores de Sumé ficará localizado na Rua Manoel Sabiá – no bairro de Várzea Redonda, vizinho ao Ginásio Poliesportivo “O Dedão”. O prédio receberá o nome da Professora Onésima Maria de Araújo Gonçalves “Dona Onésima”, denominação/homenagem já encaminhada à Câmara Municipal de Sumé através de Projeto de Lei, o qual foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores que fazem a Casa Legislativa sumeense.

“Penso que fomos felizes na escolha do nome do Centro de Formação de Professores! Na nossa concepção, denominar o Centro de Professora Onésima Maria de Araújo Gonçalves “Dona Onésima” é uma homenagem mais do que justa à educadora que muito contribuiu com a educação sumeense. A história, os feitos de Dona Onésima por si sós justificam nossa homenagem! Tenho plena convicção que toda a sociedade sumeense aprova nossa indicação, nossa homenagem!”, destacou o prefeito Éden Duarte.

Vale destacar que, depois de concluído, o Centro de Formação de Professores de Sumé será o primeiro do gênero na Região do Cariri, uma obra que ficará marcada na história do povo sumeense, simbolizando uma das grandes ações do prefeito Éden Duarte em prol do Município.