Secretaria da agricultura de Caraúbas reúne criadores de cabras para iniciar funcionamento de tanque de coleta de leite

A Prefeitura Municipal de Caraúbas através da Secretaria da Agricultura reuniu na última quarta-feira, dia 8, na sede do Centro de Apoio ao Produtor Rural, prédio sede da Agricultura do município, dezenas de criadores de cabras de raças nativas leiteiras para iniciar a coleta de leite da produção local com o ativamento do tanque de resfriamento.
De acordo com o secretário da agricultura, Rone Feitoza, o município dispõe de um tanque com capacidade para armazenar até 1000 mil litros de leite, mas que nunca funcionou em virtude da falta de outros equipamentos necessários, bem como, pela falta de quantidade mínima de produtores para colocarem o leite no tanque.
Fizemos um esforço em parceria com o escritório local da EMATER e com a ajuda do nosso técnico, Genilson conseguimos implantar essa importante política de desenvolvimento local. Mantivemos contato com a usina de leite GUBEL da cidade de Sumé e firmamos compromisso de estruturarmos a unidade de coleta e distribuição de leite e mobilizarmos os produtores e criadores do município para iniciarmos este trabalho, afirmou o secretário.
O prefeito Silvano Dudu autorizou a aquisição dos equipamentos necessários a estruturação da unidade local. Foram adquiridos: 10 baldes com capacidade de 50 litros cada, 01 balde graduado,  acidimetros, peneiras, baldes de inox, plásticos, botas, lactodesimetro, proveta graduada e mangueiras de sucção, sendo investidos recursos próprios na ordem de aproximadamente R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais).
Precisamos somar esforços e diminuir a distância entre o Poder Público e nossos criadores, facilitando o escoamento da nossa produção e incentivando mais criadores a produzirem leite, uma das fontes de renda mais viáveis da nossa caprinocultura, disse o prefeito.
Segundo o IBGE, o município de Caraúbas ocupa a oitava colocação no Estado em números de caprinos. Hoje o rebanho estimado são de mais de 30.000 animais.

Seplacom/Foto: Seplacom

Cariri Em Ação

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.