Prefeito Éden participa de mobilização contra corte no orçamento do SUAS

O prefeito de Sumé, Éden Duarte, acompanhou na manhã de quarta-feira (07/10), no gabinete do deputado federal Wellington Roberto, as representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (COEGEMAS), Sophia e Kleire, para solicitar do parlamentar paraibano o apoio do mesmo na luta para garantir os recursos necessários para as políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A proposta encaminhada pelo governo federal apresentou um corte de aproximadamente R$ 46,5 bilhões no orçamento da Assistência Social para o exercício de 2019, incluso nesse valor a redução de metade do orçamento do Programa Bolsa Família (PBF).

Essa redução do orçamento impactará diretamente no corte dos benefícios do PBF para cerca de 7 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para cerca de 2,3 milhões de pessoas com deficiência e idosos.

Causará, também, interrupção de mais de 17 mil serviços socioassistenciais, ofertados nos Cras, Creas, Centro-POP e Unidades de Acolhimento Institucional.

Preocupado com a situação, o prefeito Éden, esteve no gabinete do deputado Wellington Roberto e de outros parlamentares paraibanos, solicitando o apoio deles na luta para garantir os recursos necessários às políticas públicas do SUAS.

“Não podemos permitir uma redução tão drástica como essa, principalmente dos que mais precisam como o BPC, Bolsa Família, Cras, Creas”, disse Éden.

Ascom PMS