Choveu 119 mílimetros em menos de um dia no Sertão da Paraíba, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O registro foi feito na cidade de Teixeira, que fica a cerca de 320 km de João Pessoa. Ainda conforme a Aesa, segundo dados colhidos entre a noite de segunda-feira (9) e a manhã desta terça (10), foram registrados volumes significativos em outras cidades sertanejas, como São José de Piranhas (100 mm), Patos (82 mm), Cajazeiras (78 mm) e Serra Grande (72 mm).
Ainda conforme registro da Aesa, o registro desta terça-feira (10) foi mais significativo em São José de Piranhas – em todo o mês de janeiro de 2016, o município recebeu cerca de 175 mm de chuvas. No caso de Teixeira, choveu somente em um dia um percentual de 38,5% do total registrado em todo o mês de janeiro no ano passado (309 mm).
Em Patos foram registradas dezoito ocorrências por conta da chuva, entre alagamentos e desmoronamentos entre a noite de segunda-feira (9) e madrugada desta terça-feira (10) por conta das fortes chuvas que caíram na região. Segundo informações da prefeitura de Patos, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Campo da Liga ficou alagada e o Pronto Atendimento Maria Marques também registrou alguns setores alagados.
Treze das ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e outras cinco foram acompanhadas pela Defesa Civil da cidade, que atende emergências pelo número (83) 9-9967-6061.
Ainda segundo a prefeitura, o Canal do Frando não transbordou, mas ficou cheio e o represamento alagou algumas ruas na comunidade Dom Bosco. Uma loja de veículos no bairro do Jatobá caiu, assim como parte do tapume do teatro da cidade, dificultando a passagem de veículos nas ruas laterais.
CARIRI EM AÇÃO
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791 ou (83) 9 99418939.