Sumé é contemplada com escola em tempo integral do Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou, nesta terça-feira (10), a relação das unidades da rede estadual de ensino que vão funcionar como escolas cidadãs integrais neste ano. São 32 instituições nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), que englobam todo o Estado. Até o ano passado, oito escolas funcionavam com esse modelo. As matrículas continuam abertas e as aulas começam no dia 6 de fevereiro, junto com as demais unidades da rede estadual.  Estão sendo ofertadas 18 mil vagas nas 32 unidades de ensino.Até 2016, as escolas com esse modelo eram as seguintes: Escola Cidadã Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho (João Pessoa); Escola Cidadã Técnica Erenice Cavalcante Fidelis (Bayeux); Escola Cidadã Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque (Mamanguape); Escola Cidadã Padre Hildon Bandeira, em João Pessoa; Escola Cidadã Helinton Santana, em Santa Rita; Escola Cidadã Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande; Escola Cidadã Antônio Batista Santiago, em Itabaiana e Escola Cidadã Francelino de Alencar Neves, em Itaporanga. Nestas unidades, cerca de 1.500 estudantes foram atendidos.

Agora, além dessas unidades, outras vão funcionar com o modelo Cidadã Integral. Ao todo, são nove escolas na 1ª GRE, na região de João Pessoa; duas na 2ª GRE (Guarabira); três na 3ª GRE (Campina Grande); duas na 4ª GRE (Cuité); uma escola na 5ª GRE (Monteiro); três na 6ª GRE (Patos); duas na 7ª GRE (Itaporanga); duas na 8ª GRE (Catolé do Rocha); uma na 9ª GRE (Cajazeiras); uma na 10ª GRE (Sousa); uma na 11ª GRE (Princesa Isabel); uma na 12ª GRE (Itabaiana); uma na 13ª GRE (Pombal); e três na 14ª GRE (Mamanguape).

O modelo de Escola Cidadã Integral, implantado pelo Governo da Paraíba, atende aos planos estadual e nacional de Educação. O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. No caso das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, o modelo é parecido com o da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

Confira a relação das Escolas Cidadãs Integrais:

GRE Nome da Escola
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE MANGABEIRAESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE BAYEUX

ESCOLA ESTADUAL PADRE HILDON BANDEIRA (FUND. II E MÉDIO)

ESCOLA ESTADUAL COMPOSITOR LUÍS RAMALHO

ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR ODILON ALVES PEDROSA

ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GUEDES CAVALCANTE

ESCOLA ESTADUAL HELITON SANTANA

ESCOLA ESTADUAL IRINEU PINTO

ESCOLA ESTADUAL ALICE CARNEIRO (FUND. II E MÉDIO)

ESCOLA ESTADUAL JOSÉ SOARES DE CARVALHOESCOLA ESTADUAL SENADOR HUMBERTO LUCENA
ESCOLA ESTADUAL NENZINHA CUNHA LIMAESCOLA ESTADUAL HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO

ESCOLA ESTADUAL SEVERINO CABRAL

ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIOESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE CUITÉ
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ
ESCOLA ESTADUAL MANUEL VIEIRAESCOLA ESTADUAL EZEQUIEL FERNANDES (FUND. II E MÉDIO)

ESCOLA ESTADUAL SERÁFICO DA NÓBREGA (ENSINO MÉDIO)

ESCOLA ESTADUAL FRANCELINO DE ALENCAR NEVESESCOLA ESTADUAL NOBEL VITA

ESCOLA ESTADUAL JOSELITA BRASILEIRO (FUND. II E MÉDIO)

ESCOLA ESTADUAL OBDULIA DANTASESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO BENTO
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE CAJAZEIRAS
10ª ESCOLA ESTADUAL MESTRE JÚLIO SARMENTO
11ª ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO
12ª ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO BATISTA SANTIAGO
13ª ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR VICENTE FREITAS
14ª ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DO VALE DO MAMANGUAPEESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI CARNEIRO

ESCOLA ESTADUAL HENRIQUE FERNANDES DE FARIAS