O governador Ricardo Coutinho participou de uma reunião em Brasília, na tarde desta quarta-feira (15), com o objetivo de discutir os detalhes a respeito da transposição do Rio São Francisco, que beneficiará Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Ricardo apresentou, junto com os governadores dos respectivos estados, uma carta com recomendações a respeito da questão.
Além dos governadores, a reunião contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal, Eliseu Padilha, e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. O governador Ricardo Coutinho esteve acompanhado do secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e do secretário Executivo da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga.
“Fizemos mais uma rodada para decidir o modelo de gestão, a forma de cobrança da tarifa da transposição e as garantias que são exigidas pelo Governo Federal para que possamos colocar o sistema em operação”, explicou o secretário João Azevedo, após o encontro. Durante a reunião, Ricardo e os demais governadores entregaram aos ministros Eliseu Padilha e Helder Barbalho uma carta com 12 tópicos, com pleitos, sugestões e recomendações sobre a transposição das águas do Rio São Francisco.
Uma das principais preocupações dos representantes dos Estados beneficiados com a transposição do Rio São Francisco diz respeito ao custo do processo que será repassado à população. “Estamos discutindo para que a tarifa seja a menor possível e que haja pouco impacto na vida do cidadão”, completa João Azevedo. Outra reunião foi marcada para o início do próximo mês e a perspectiva, ainda de acordo com o secretário, é que esta seja a derradeira, na qual os representantes dos governos estadual e federal cheguem a um acordo final.
CARIRI EM AÇÃO
Com Click PB/Foto: Divulgação
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162 ou (83) 9 99418939.