Maternidade é referência em teste da orelhinha

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede hospitalar estadual, é referência no Teste da Orelhinha. O exame gratuito é realizado nos primeiros dias de vida dos bebês, nascidos na unidade de saúde e também em outras instituições, já que a maternidade atende bebês de todo o estado.

A indicação do teste é para os recém-nascidos, com o objetivo de identificar e tratar precocemente os problemas auditivos que dificultam a fala e aprendizagem da criança, a exemplo da surdez.

De acordo com a coordenadora de fonoaudiologia da maternidade, Milene Trigueiro, os casos de deficiência auditiva podem ser prevenidos, se a intervenção for iniciada precocemente, por isso a importância da realização do exame, preferencialmente entre 24h e 48h do nascimento do bebê.

A fonoaudióloga ainda explica que “o diagnóstico e a intervenção antes dos seis meses de vida da criança possibilitam melhores resultados para o desenvolvimento da função auditiva, da linguagem, da fala e do processo de aprendizagem”. Ela ainda informou que o procedimento é realizado no turno da manhã, na Maternidade Frei Damião.

No momento do exame, é necessário que os pais apresentem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da criança, além do comprovante de residência. O teste é realizado por um aparelho específico, que é colocado na orelha do bebê. A análise é rápida, indolor e não tem contra-indicação, além disso é efetuada por um fonoaudiólogo com especialidade em audiologia.

Em casos de alterações, os exames são repetidos com 15 dias, se forem identificadas anormalidades mais uma vez, o bebê é encaminhado para um médico otorrinolaringologista. Além disso, serão solicitados exames auditivos complementares.

Balanço: O Teste da Orelhinha é realizado há 11 anos, na Maternidade Frei Damião. Em 2016 foram 3.344 exames. Em janeiro deste ano foram feitos 277 testes.

CARIRI EM AÇÃO

Com Secom-PB/ Foto: Reprodução Google

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162 ou (83) 9 99418939.