A sessão desta sexta-feira (3), na Câmara de São João do Cariri, foi marcada pelo debate qualificado dos parlamentares da “Casa Joaquim Tavares de Lucena”. Oposição e situação sempre buscando o melhor para a cidade de São João do Cariri.
Durante a reunião, o presidente e vereador Hélio Morais lamentou a sua exoneração no cargo de confiança que ocupava na CAGEPA, e que, com seu trabalho ajudava dezenas de cidades na Gerência Borborema. Ele falou sobre sua exoneração do cargo, fato ocorrido nesses últimos dias. Hélio Morais, que é funcionário efetivo da CAGEPA, disse não guardar nenhum tipo de mágoa do governador Ricardo Coutinho, responsável pela sua nomeação e exoneração.
Hélio comentou que fez o máximo para atender a população de toda a região e que sente muito e não poder fazer o que fazia, sempre pensando em ajudar as pessoas.
O vereador Francisco Júnior usou da tribuna para defender os agricultores e falar de um grande evento contra a Reforma da Previdência que acontece dia 24 de Março, em São João do Cariri de. Segundo Francisco Júnior, o encontro terá a presença de vereadores da região, ex-vereadores, presidentes de Sindicatos Rurais e demais lideranças regionais e estaduais.
Francisco destacou que o evento tem o objetivo de discutir a Reforma da Previdência, buscando fazer pressão com a bancada federal da Paraíba na votação da reforma proposta por Michel Temer, que prejudica a classe trabalhadora, e em especial, os agricultores.
Ainda na sessão, foram apresentados vários requerimentos e quatro projetos de Lei.
O vereador Romero Ramos solicitou ao prefeito Cosme a instalação dos poços perfurados na zona rural do município. Segundo o parlamentar, a Prefeitura perfurou alguns poços, mas não foi feita instalação, deixando a população sem usufruir da água dos poços. Ele ainda pediu ao prefeito que restaure os prédios públicos do município, já que alguns estão em péssimo estado de conservação.
Já o vereador Robson Brito pediu que fosse disponibilizado transporte para transportar milho na CONAG para atender os agricultores do município. Robson também reivindicou a reforma nos postos de saúde das comunidades de Malhada da Roça, Uruçu e Poço da Pedra. “Quero comunicou que os postos estão em estado precário”, alertou.
O parlamentar George Aquino solicitou que o prefeito recupere todas as estradas do município, inclusive colocando cascalho. “Espero que ele faça o que fez antes da eleição. Lembro que a Prefeitura colocava o cascalho, só que depois do processo eleitoral, o prefeito se acomodou,” comentou. O vereador George ainda pediu que o prefeito Cosme fizesse um apelo ao DETRAN-PB, na pessoa do superintendente Agamenon Vieira, no sentido de melhorar as estruturas do prédio do Posto do DETRAN que atende, não só São João do Cariri, mas a várias outras cidades na região.
Ainda na sessão, quatro projetos de lei foram apresentados, sendo que dois foram para as comissões e dois foram retirados de pauta, a pedido dos seus autores. Em relação aos projetos que foram retirados de pauta, tratavam-se do fornecimento de cartilhas contendo informações sobre educação, reutilização, preservação e uso racional de água. As cartilhas seriam entregues aos alunos da Rede Municipal de Ensino. O segundo PL tinha o objetivo de incluir aula de música e de instrumentos musicais na grade curricular do município. Ambos tinham vicio de inconstitucionalidade por se tratar de projeto que geraria gastos ao município, uma prerrogativa apenas do prefeito Cosme de enviar PL desta natureza, por isso, foram retirados.
Outros dois projetos de lei apresentados pelo presidente e vereador Hélio Morais, foram o que denomina de Rua José de Farias Tavares e o que denomina de Severino Eilson Ramos, uma das ruas do município. Os dois PL´s foram encaminhados para as devidas comissões.
No final da sessão, o presidente Hélio Morais agradeceu a presença dos vereadores e do público que foram acompanhar o trabalho dos parlamentares.
CONFIRA FOTOS DA SESSÃO. CLIQUE NESTE LINK.
ASSISTA O VÍDEO DA SESSÃO.
Parte 01:
Parte 02:
Parte 03:
CARIRI EM AÇÃO
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162 ou (83) 9 99418939.