A Secretaria de Saúde São Sebastião do Umbuzeiro, através do NASF, realizou nesta quinta-feira (13), palestra na Escola Pedro Pedrosa de Sousa sobre “bullying”, com o intuito de levar orientação aos alunos e também como orientação e prevenção sobre o tema que infelizmente se tornou um problema mundial.
O bullying se refere a todas as formas e atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, causando dor e angústia na pessoa agredida, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, universidades, família, mas pode também ocorrer em lugar de trabalho e entre vizinhos.
Estão inclusos no “bullying” os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas, podendo causar problemas de aprendizagem na criança, na autoestima, receio em ir à escola, mudanças de humor, etc. As crianças afetadas passam a experimentar sentimentos de ansiedade e medo que poderão acarretar traumas ao longo da vida. Poderão quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa autoestima, tornado-se indivíduos com sérios problemas de relacionamentos.
Segundo o secretário de saúde, Márcio Neves, a única maneira de se combater ao bullying é através da cooperação de todos envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais que contribuirão positivamente para a formação de costumes que reprimam essa forma de violência escolar.
CARIRI EM AÇÃO
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.