O governador Ricardo Coutinho (PSB) justifica que a exoneração de cargos comissionados na folha de pessoal do governo estadual se faz necessária para que haja um equilíbrio dos gastos, devido o período de recessão que vive o país. A intenção do socialista é fazer com que a Paraíba continue com administração superavitária, mesmo com a realização de corte nos órgãos públicos.
Ricardo enfatiza que vem diminuindo o número de comissionados desde o início de sua primeira gestão. “É assim que o governo se comporta, agora mesmo, eu extingui o Ideme, eu tive que extinguir. Lá tinha 91 cargos comissionados, baixou para 10 e passou a ser uma diretoria da Secretaria do Planejamento, que vai dar conta que vai fazer o mesmo trabalho. Eu tive que ceifar 81 cargos, na Tabajara, na União, na Funesc, no Iass. Enfim, eu venho fazendo isso desde 2011. Eu entrei fazendo isso, eu não esperei crise fiscal ou cobrança, como o governo federal vem cobrando dos estados, a gente já vinha fazendo lá atrás”.
Para o governador não é fácil ter que exonerar quem quer que seja, mas o Estado não tem como se sustentar com cargos que podem ser extintos. “Cortes eu talvez não goste de fazer, mas eu tenho que ter essa postura. Se alguém conhece o interior do governo, ou vai ao gabinete do governador vai compreender a diferença do que era, era uma população enorme ali ao redor do chefe do executivo e hoje é bem pouquinha gente. Quer dizer, quem se encontra comigo lá em Brasília vai poder compreender, o que era”.
O socialista explica que também foram essas atitudes que fazem hoje a Paraíba ser um Estado com as contas equilibradas. “Nós estamos no melhor dos nossos momentos, porque a melhor coisa é avançar na dificuldade. Avançar da facilidade é muito fácil, mas avançar na dificuldade lhe cria capacidade de resistência, lhe dá uma condição muito maior de poder projetar e nós estamos avançando com sustentabilidade financeira, isso é que e importante”.
CARIRI EM AÇÃO
Blog do Gordinho/Foto:Google
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.