Ricardo poderá privatizar a PBGá

Depois de descartar a venda da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o governador Ricardo Coutinho (PSB) estuda a venda da PBGás. A empresa responsável pela distribuição de gás natural no Estado foi inserida no programa de desestatização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com reportagem do jornal O Globo, sete estados já manifestaram interesse em participar do programa de privatização.

O objetivo, segundo o governo federal, é elevar a capacidade de investimentos das companhias, para expandir a malha de dutos e atingir novos clientes, além de levantar recursos para os estados num momento em que atravessam grave crise fiscal. A previsão é fazer os leilões no terceiro trimestre de 2018. A PBgás tem atuação em 14 municípios e o governo da Paraíba é dono de 51% do capital societário da empresa. O restante é dividido entre a Gaspetro (24,5%) e Mitsui (24,5%). A participação da Mitsui na Paraíba é um pouco maior, porque a Gaspetro faz parte de uma composição entre a Petrobras e a própria Mitsui.

Além da Paraíba, manifestaram interesse no processo de desestatização as empresas de Pernambuco (Copergás), Espírito Santo (BR Distribuidora), Rio Grande do Sul (Sulgás), Santa Catarina (SCGás), Mato Grosso do Sul (MSGás) e Rio Grande do Norte (Potigás). O gás natural canalizado é realidade em apenas 440 dos 5.570 municípios brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

O blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da PBGás para saber detalhes do processo de desestatização, mas não obteve retorno.

CARIRI EM AÇÃO

Jornal da Paraíba/Foto: Reprodução

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.