Câmara de Parari realiza força tarefa e aprova diversas proposituras

Na noite desta sexta-feira, dia 19, a Câmara de Parari realizou uma das mais produtivas sessões deste biênio. A reunião foi presidida pelo vereador José Josenildo dos Santos.

No total, foram apresentados 01 projeto de resolução, dois projetos de leis, um projeto de emenda, quatro indicações, um Projeto de Decreto Legislativo, além da apresentação da LDO, enviada pelo Executivo.

CONFIRA A ATUAÇÃO DOS PARLAMENTARES DE PARARI:

Iniciando as proposituras, foi votado o Projeto de Resolução nº 001/2017 de autoria do vereador Tertulino Aires de Queiroz Neto que trata acerca da alteração do regimento interno, especialmente no que atine ao período de recesso parlamentar. De acordo com o projeto do vereador Terto, a Câmara reunir-se-á, ordinariamente, em dois períodos e sessões, compreendidos entre 01 de fevereiro a 01 de junho, e de 01 de julho a 20 de dezembro, uma vez a cada 15 (quinze) dias, alternadamente, às 18:00 horas das sextas feiras, no recinto da Câmara, independentemente de convocação.

O vereador Tertulino Aires de Queiroz Neto (Terto) ainda apresentou o projeto de lei que estabelece normas de identificação dos veículos automotores do poder público municipal, fixando nas portas dos veículos automotores pertencentes ao patrimônio público municipal, inclusive das autarquias, adesivo ou pintura contenha o brasão do município, dizeres: Uso exclusivo no serviço público – Prefeitura Municipal de Parari e número de registro patrimonial.

O presidente José Josenildo dos Santos (Nildo) apresentou o Projeto de Lei nº 004/2017 que obriga o prefeito contratar músicos ou grupos musicais originários de Parari para se apresentarem em eventos comemorativos e festivos locais realizados com recursos públicos, além de contratar, no mínimo, um cantor ou grupo musical parariense cuja apresentação deverá ter duração mínima de trinta minutos. O PL foi para as comissões.

Nildo também apresentou duas indicações, a primeira objetivando, por meio das ações adequadas e através do orçamento em vigor, ser realizada a fixação de placas visando a identificar os nomes de todas as ruas, avenidas, logradouros e espaços públicos situados na zona urbana do município de Parari. Outro requerimento foi para ser realizada a implantação, em conjunto com a CAGEPA, de obras que visem assegurar o abastecimento de água encanada junto ao Conjunto Habitacional Inácio Fernandes de Oliveira, sobretudo nas ruas Rita Maria dos Santos e Júlio Aureliano de Queiroz.

A mesa diretora encaminhou Projeto de Emenda nº 01/2017 que trata do mandato da Mesa de dois anos, sendo permitida a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente, além de tratar sobre a eleição para renovação da Mesa que realizar-se-á até a última sessão ordinária da sessão legislativa, empossando-se em 1º de janeiro.

O vereador José Aristeu de Oliveira solicitou a instalação de câmeras eletrônicas de filmagem nas principais ruas, avenidas e logradouros públicos situado no âmbito do município, a fim de se propiciar melhores mecanismos de segurança pública, sobretudo no atinente a elucidação da autoria de crimes por parte das autoridades judiciárias.

O vereador Eudo José Cavalcante pediu a manutenção da estrada vicinal que permite o acesso ao Sítio Farias de baixo, sobretudos nas proximidades da residência do cidadão conhecido popularmente por “Negro de Josino”.

Terto ainda requereu que seja realizada a manutenção da estrada que liga o Sítio Poço, situado na nossa zona rural até o entroncamento da PB 200 que, por sua vez, interliga os municípios de Parari e Santo André, fim de se assegurar a toda população o regular acesso entre a zona rural e as já mencionadas cidades.

O vereador José Josenildo dos Santos apresentou votos de profundo pesar pela morte da Sra. Maria José da Conceição de Queiroz, nascida no dia 25 do mês de novembro do ano de 1929 e que faleceu no dia 17 do mês de maio do ano de 2017.

Nildo também apresentou o pedido de título de cidadão parariense a Antônio José de Oliveira que realizou inúmeros e relevantes serviços prestados ao município de Parari, sobretudo no campo da cultura.

O presidente usando da tribuna fez algumas denuncias e requereu verbalmente que o Governo Estadual disponibilize através da CAGEPA um servidor para ficar na cidade de Parari para atender as demandas da população do município.

Em relação às denúncias, no total foram duas, sendo que a primeira refere-se a uma servidora municipal que atende no Posto de Saúde de Parari. Segundo o presidente, as pessoas têm reclamado dela porque ela fica dentro da sala do médico que atende os pacientes. A denúncia relata que as pessoas estão ficando constrangidas com a presença desta servidora durante as consultas médicas.

A segunda denúncia é em relação aos cortes do benefício do Bolsa Família. As pessoas procuraram o presidente Nildo para relatar o caso e pedir que a Secretaria de Assistência Social explique os reais motivos dos cortes dos beneficiados na cidade.

Ainda na reunião, foi apresentada a Lei de Diretrizes Orçamentária para o Exercício 2018 que foi encaminhada para a comissão.

CONFIRA FOTOS DA SESSÃO ORDINÁRIA

CARIRI EM AÇÃO

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo Whatsapp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.