Abrigos permanentes de idosos e sem fins lucrativos da Paraíba têm até o dia 31 de julho para participar de uma seleção que oferece cofinanciamento de R$ 1 milhão para as instituições. O objetivo é melhorar as condições de moradia e assistência para essa população. O edital de convocação das entidades foi publicado a partir da página 11 do Diário Oficial desta quarta-feira (12).
O processo é voltado para abrigos classificados como Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e oferece R$ 1 milhão para as entidades. Em contrapartida, as instituições devem investir na “execução de ações ou atividades que impactam na melhoria de condições de vida de seus usuários, bem como na destinação de vagas a serem preenchidas pela Central de Acolhimento do Estado”.
O documento ainda afirma ser necessário que os abrigos selecionados devem formalizar convênios para promover ações sócio-assistenciais, de saúde, nutrição, cultura, lazer, infraestrutura e adequação, seguindo os termos previstos na Política Nacional de Assistência Social, na Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso.
Dentro desses parâmetros, o edital prevê que as instituições precisam firmar contrato com todos os idosos que acolhem e criar planos individuais de atendimento que contenham todo o histórico detalhado dos abrigados. Além disso, devem promover dias de visitação das famílias, garantir o suporte nutricional adequado à necessidade de cada idoso, realizar atividades culturais como teatro e pintura e cadastrar os residentes na Unidade de Saúde da Família mais próxima.
Para participar, os representantes dos abrigos devem fazer um ofício, preencher uma ficha de inscrição e submeter um plano de trabalho e um projeto básico com orçamento e documentos pessoais e de registro de funcionamento à Secretaria de Desenvolvimento Social. A inscrição pode ser feita por correio ou presencialmente na secretaria, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Em seguida, os responsáveis devem encaminhar a documentação ao e-mail comissãoacolher@gmail.com.
CARIRI EM AÇÃO
Com G1/Foto: Google
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.