Estudantes de engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ganharam um prêmio internacional do setor elétrico. Eles desenvolveram uma pesquisa de um sistema que mede a energia que escapa de um para-raios à base de óxido de zinco (ZnO). Com esse sistema é possível salvar vidas de engenheiros e técnicos e economizar dezenas de milhões de reais em equipamentos, segundo a UFCG.
O sistema desenvolvido monitora remotamente a corrente que passa por para-raios e mede a corrente de fuga, parcela de energia que escapa do para-raios como em um fio desencapado.
Os estudantes da graduação Suelson Lopes de Carvalho Batista e Vandilson Rodrigo do Nascimento Barbosa e o mestrando Lenilson Andrade Barbosa receberam o prêmio de melhor trabalho em equipamentos de alta tensão do Conselho Internacional das Grandes Pesquisas Elétricas (CIGRÉ, na sigla em francês).
A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2014 sob orientação do professor George Lira da UFCG. Eles participaram do 17º Encontro Regional Iberoamericano do CIGRÉ, na Cidade do Leste, Paraguai.
Segundo o professor, o prêmio foi importante pois além de consolidar o nome dos pesquisadores, “projeta o nome da instituição junto ao setor produtivo e dos seus programas institucionais e motiva alunos, inclusive do início do curso, a desenvolverem pesquisas nos laboratórios e realizarem seus trabalhos com esmero”.
CARIRI EM AÇÃO
Com G1/Foto: Reprodução
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.