Desde 2014, o dia 10 de setembro é o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, por isso o mês todo é recebe as campanhas de prevenção ao suicídio. O tema da campanha desse ano é “Conecte, comunique-se e se importe“, ressaltando a importância da conversa na prevenção do suicídio.
“Muitas vezes a pessoa está em um sofrimento muito grande, e geralmente ela dá sinais”, afirmam alguns estudiosos neste assunto.
Segundo a presidente do Conselho municipal de saúde de Zabelê, Rita de Cássia Barbosa de Sousa, ao perceber os sinais de sofrimento, pode-se aconselhar a pessoa que está pensando em tirar a própria vida a procurar um psicólogo ou psiquiatra. E para situações imediatas, as quais a pessoa se sinta deprimida, seus familiares devem procurar um atendimento nas unidades de saúde, para assim proceder-se o encaminhamento de forma preventiva, para assim buscar atendimento especializado.
Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo. Neste ano, como de costume, as atividades de prevenção e sensibilização incluem caminhadas, veiculação de materiais da campanha por figuras públicas que abraçam a causa e em Zabelê a atual gestão tem dado total atenção a esse delicado problema social.
As ações foram iniciadas pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) e trazidas ao Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), referência no atendimento – inclusive remoto – a pessoas em crise, e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Setembro Amarelo caminha junto com a campanha Janeiro Branco, que, em um mês em que as pessoas estão mais propensas a renovações, busca vivificar reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.
O prefeito Dalyson Neves, e o secretário municipal de saúde, José Layson Teixeira, ressaltam que a cidade Zabelê não apresenta casos, mas, a prevenção e a informação devem ser permanentes. “São estas ações que a secretaria de saúde, escolas e a população promovem que tem assegurado a nossa cidade felizmente não fazer parte destas estatísticas enfrentadas mundo a fora”, destacou o Prefeito Dalyson.
CARIRI EM AÇÃO
Com Ascom/Foto: Reprodução
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.