Procon autua agências bancárias e Correios de Sumé

O Procon realizou operação nesta quinta-feira (5) para verificar se as instituições bancárias têm melhorado o atendimento ao consumidor em cumprimento as normas bancárias. Em Sumé, a equipe de fiscalização emitiu autos de infração para as agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Correios por não estarem adequadas conforme orienta o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O diretor do Procon em Sumé, Cristovam Júnior, disse à reportagem do Cariri em Ação que as agências além de não estarem atendendo de acordo com o CDC, elas também estavam descumprindo leis estaduais.

“Estamos atentos ao direito do consumidor. Vamos continuar defendendo os consumidores, inclusive observando a demora nas filas, conforme lei municipal”, ressaltou o diretor do Procon em Sumé, Cristovam Júnior.

Ele lembrou que os consumidores que se sentirem desrespeitados durante atendimento bancário podem registrar reclamação no Procon de Sumé e solicitar fiscalização pelo fone: (83) 3353-2525 ou ir até sua sede na Avenida 1° de Abril, nº 713 – Centro – Sumé (PB), nos horários de segunda à sexta-feira: 08h às 14h, oua ainda enviar e-mail: proconsume@gmail.com.

Vale lembrar que o Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), sediado em Sumé, atende na Casa da Cidadania, na Avenida 1⁰ de Abril, n⁰ 713, de segunda a sexta-feira. O serviço está disponível para todo o Cariri Ocidental Paraibano.

O Procon atua conciliando conflitos existentes entre empresas e consumidores, tentando acordo entre as partes para evitar maiores ações judiciais. Quando o acordo não é aceito, o órgão tem a possibilidade de enviar o caso para outros juizados, e assim, um novo processo de proteção ao consumidor é aberto.

Entre as reclamações que podem ser levadas pelos consumidores estão (assuntos que tenham alguma relação de consumo):

– Problemas com cartão de crédito (negociação de débito, cobrança indevida, juros abusivos, etc);

– Qualidade dos serviços prestados;

– Planos de saúde;

– Habitação (problemas com contrato de aluguel, loteamentos e outros);

– Problemas referente à água e energia;

– Publicidade enganosa;

– Cobrança indevida;

– Garantia dos produtos;

– Compras efetuadas pela internet, entre outros.

CARIRI EM AÇÃO

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.