Presidente da Caixa acerta com Temer liberação de R$ 2 bi do banco a Estados e municípios

O presidente Michel Temer discutiu em reunião com dirigentes da Caixa Econômica os contratos de empréstimos do banco aos Estados e municípios. A concessão desses financiamentos pela Caixa e também o Banco do Brasil (BB) está provocando uma ciumeira entre os governadores e é moeda de troca de apoio político para aprovação da reforma da Previdência.

 O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, antecipou ao estadãoque o banco vai liberar cerca de R$ 2 bilhões em empréstimos a Estados e municípios. Segundo ele, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (PMDB), ficará responsável por fazer a interlocução com Estados e municípios para definir a liberação.
 “Construímos um calendário de datas e agendas para liberação. O que estiver possível de ser liberado, vai se manter contato com os Estados para construir uma agenda ainda este mês. O ministro Marun vai tocando isso”, disse Occhi após reunião com Temer. Ele não revelou que Estados e municípios terão seus recursos liberados.

Em entrevista coletiva no final de dezembro, Marun admitiu que o governo usará a liberação de empréstimos para pressionar governadores e prefeitos a trabalharem a favor da aprovação da reforma da Previdência. A declaração levou governadores do Nordeste a enviarem carta aberta a Temer protestando contra o ministro.

CARIRI EM AÇÃO

Com Estadão/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.