Polícia investiga quadrilha especializada no golpe da troca de cartão

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa – DDF – está investigando uma quadrilha especializada no “GOLPE DA TROCA DO CARTÃO”. O golpe consiste na ligação feita por membros da quadrilha, através da qual os suspeitos se identificam como funcionários de uma instituição bancária / administradoras de cartão, munidos de todos os dados dos clientes / vítimas, ocasião na qual passam a informar que o referido cartão teria sido “clonado” e que a referida instituição teria um novo “serviço especial”, uma espécie de “parceria” com a Polícia Civil e que mandariam um funcionário / suposto Policial ao endereço da vítima, para que o cartão fosse entregue e posteriormente substituído.

Na verdade, não existe clonagem alguma de cartão. Após a entrega do cartão, munido da senha de acesso, a quadrilha simplesmente utiliza todo o limite disponível.

A vítima de hoje – Advogado – entregou seu cartão de crédito (sem limite) à quadrilha, sofrendo um prejuízo de R$ 80 mil (oitenta mil reais), com compras realizadas em João Pessoa, Recife e São Paulo, em poucas horas, o que dá uma ideia do potencial lesivo da quadrilha. O suspeito apresentou imagens do circuito interno de seu prédio – TAMBAU – comprovando que o falso policial é o mesmo que fez mais outras cinco vítimas. Até o presente momento, seis vítimas já compareceram à DDF e reconheceram mesmo suspeito constante nas imagens divulgadas. O prejuízo causado pela quadrilha já ultrapassa a quantia de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

A DDF reitera que não há nenhum procedimento bancário consistente na troca de cartão objeto de fraude. Caso alguém receba tal ligação, é muito importante que entre em contato imediatamente com a Polícia Civil, uma vez que tal situação configura crime de ESTELIONATO, para que tais pessoas sejam identificadas e presas em flagrante.

A presente situação só foi comunicada à DDF dias após a sua ocorrência, motivo pelo qual as únicas informações obtidas até o presente momento foram as imagens de um dos membros da quadrilha. O membro da quadrilha utiliza um RG do estado de São Paulo e identifica-se como Policial Civil, apesar de não apresentar identidade funcional alguma, informando que trabalharia como “apoio ao sistema de segurança do banco”, para ganhar a confiança das vítimas. No entanto, a DDF já conseguiu localizar o verdadeiro RICARDO (constante no RG utilizado), que confirmou o uso indevido de sua identidade, confirmando que a presente quadrilha, além de informações bancárias de suas vítimas, possui acesso a documentos públicos falsos.

A Polícia Civil informa que é muito importante que nenhum dado pessoal seja confirmado via telefone. Caso alguma pessoa receba qualquer tipo de ligação desta natureza (informando suposta clonagem de cartão e informando que um funcionário do banco irá fazer a devida troca) a Polícia deve ser acionada imediatamente. Também é muito importante que as vítimas anotem o horário exato da ligação e todas as informações relacionadas ao golpe (locais em que os cartões foram usados), para que as diligências policiais sejam realizadas e os suspeitos identificados. Todas as denúncias sobre o GOLPE DA TROCA DO CARTÃO deverão ser encaminhadas à DDF ou pelo DISQUE DENÚNCIA da Polícia Civil (tel. 197).

CARIRI EM AÇÃO

Com Click PB/Foto:Click PB

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.