A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou a abertura do curso de extensão “O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”. De acordo com a universidade, as aulas estão previstas para começarem no dia 19 de março nos campi de Campina Grande, Guarabira, no Agreste, e em Patos, no Sertão paraibano. A criação do curso na UEPB ocorre pouco tempo depois da manifestação do Ministério da Educação (MEC) contra disciplina similar criada pela Universidade Nacional de Brasília (UNB).
O professor Valmir Pereira, coordenador da atividade, confirmou que a motivação para a atividade partiu da disciplina ofertada pela UNB, proposta pelo professor Luis Felipe Miguel, com o mesmo título. “A UEPB está, neste momento, trazendo sua contribuição com o debate e ao mesmo tempo se solidarizando com a UnB e o professor Luis Felipe Miguel”, comentou.
Conforme a instituição, no Campus de Campina Grande, vão ser oferecidas 40 vagas para estudantes e professores da UEPB que pretendem aprofundar a temática. Das 75 horas/aula previstas, 65 horas serão reservadas para a parte teórica (presencial), enquanto 10 horas serão destinadas à parte prática, que consiste na produção textual.
O curso é oferecido pelo Grupo de pesquisa sobre Ensino de Filosofia e Filosofia Marxista da UEPB e foi aprovado em reunião do departamento. A atividade vai contar com a colaboração dos professores da UEPB, Antônio Guedes Rangel Junior (reitor da instituição), Gilbergues Santos, Luciano do Nascimento e Hipólito Lucena.
“Pretendemos entender os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática, com a deposição da presidenta, bem como analisar o governo presidido por Michel Temer”, justificou Valmir Pereira.
CARIRI EM AÇÃO
Com G1 /Foto: Reprodução Internet
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.