Os prazos de inscrição para os prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor foram prorrogados para o dia 16 de abril, de acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação Institucional. Os programas premiam com um 14º salário escolas e professores da rede estadual da Paraíba que desenvolvam Projetos de Intervenção Pedagógica (PIP) diferenciados.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a medida foi tomada para não comprometer as inscrições, uma vez que os sistemas não funcionaram nos últimos dias. As inscrições podem ser feitas nos site Paraíba faz Educação 2, exclusivamente por meio de preenchimento de formulário eletrônico e envio dos projetos elaborados para o ano de 2018. O edital inicial foi divulgado no dia 20 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o edital do Programa Mestres da Educação, o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) “deve apresentar contribuições para a redução do abandono e da evasão, bem como para a melhoria do rendimento escolar dos estudantes”. O objetivo é identificar experiências bem sucedidas no enfrentamento à violência na escola, debate sobre direitos humanos e diversidade, promoção do protagonismo juvenil e da sustentabilidade, inclusão digital e de pessoas com deficiência.
A proposta do programa é reconhecer iniciativas que “estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e aprendizagem”. Apenas “professores em efetivo exercício de suas funções” e “lotados em escolas da rede pública estadual da Educação Básica” podem concorrer. O prêmio vai ser concedido apenas ao professor autor do projeto.
O relatório para concorrer ao prêmio Escola de Valor, por sua vez, deve apresentar dados, fotografias e outros documentos que demonstrem os resultados alcançados, especialmente relacionados ao Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB) do biênio 2017/2018. É preciso comprovar participação mínima dos alunos na avaliação, de acordo com o nível da turma, correspondente a 90% para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.
CARIRI EM AÇÃO
Com G1/Foto: Reprodução Internet
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.