A Câmara de Vereadores de Gurjão antecipou a reunião da próxima sexta-feira, dia 20, para esta terça-feira, dia 17. Na pauta, constaram 10 requerimentos apresentados pelos vereadores e um projeto de Lei enviado pelo prefeito Ronaldo Queiroz.
O Projeto de Lei apresentado pelo Poder Executivo autoriza o prefeito Ronaldo Queiroz a doar ao Núcleo Espirita Francisco de Assis, um terreno destinado à construção da sede da entidade. Segundo o projeto aprovado por unanimidade, a entidade tem o prazo de três meses para edificar a sede do Núcleo Espirita. Na justificativa apresentada pelo prefeito Ronaldo, a entidade beneficiada, sem fins lucrativos, tem se dedicado à caridade espiritual e social há vários anos no município.
O projeto foi defendido pelo líder do governo na Câmara, Júnior Morais, e contou com a presença de vários membros da entidade.
Confira os requerimentos apresentados pelos vereadores:
O vereador Marcelo Farias solicitou ao prefeito Ronaldo que seja analisada a possibilidade de disponibilizar curso de primeiros socorros para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Segundo a propositura, o curso será destinado para os profissionais das escolas que têm contatos diariamente no ambiente escolar com crianças e adolescentes. “Tanto adultos como crianças podem vivenciar situações de emergência por causa de acidentes, lesões, condições de saúde (como complicações crônicas), ou doenças de aparecimento inesperado que podem ocorrer no ambiente escolar, por isso, da importância de um mecanismo deste nas escolas,” destacou.
O vereador Robson Cordeiro pediu que o prefeito Ronaldo disponibilizasse aparelho telefônico para ser colocado nos postos de saúde para atender a população. Ele ainda pediu que o número fosse amplamente divulgado para que as pessoas pudessem ter acesso e utilizasse o número para uma possível necessidade.
O vereador Gilberto Farias apresentou dois requerimentos, começando pelo requerimento que pede a construção de passagem molhada na estrada vicinal da comunidade Quixaba, ligando as comunidades de Mundo Novo e Malhada de Areia e outras nas proximidades.
No segundo requerimento, Gilberto pediu um reforço no balde do açude de Dr. Aldomário. Gilberto lembrou que este balde está em via pública ligando a cidade de Gurjão as comunidades de Angicos e Pendência e precisa dessa melhoria.
O presidente Adailsinho Queiroz apresentou três proposituras. A primeira, solicitando ao secretário estadual de Segurança Pública que analise a possibilidade de incluir no orçamento da secretaria a construção de uma Delegacia de Polícia Civil na cidade de Gurjão, bem como, a disponibilidade de uma viatura para patrulha permanente no município.
No segundo requerimento, ainda voltado para a área de segurança, Adailsinho solicitou ao prefeito Ronaldo Queiroz, a doação de um terreno para o Governo Estadual, objetivando a construção de uma Delegacia de Polícia Civil no município de Gurjão.
Já no terceiro requerimento, o presidente solicita ao superintendente dos Correios Paraíba, senhor Alfredo Fernandes Filho, a possibilidade de reativação do Banco Postal de Gurjão, bem como, a disponibilização de um canteiro e vigilante.
A vereadora Maria Elizete apresentou voto de pesar pelo falecimento da senhora Dalira Ivo de Moraes. A parlamentar justificou dizendo que dona Dalila, como era chamada, morou toda vida em Gurjão, casando-se com senhor Inácio Silvano, tendo oito filhos, inclusive, um dos filhos é o ex-vereador José de Morais Silvano.
O vereador Diogo Coutinho apresentou requerimento solicitando do prefeito Ronaldo Queiroz que veja a possibilidade de implantar na secretaria competente, seja na Secretaria de Saúde ou Bem Estar Social, a modalidade Pilates nos serviços de fisioterapia do município.
De acordo com o projeto do vereador Diogo, a solicitação é muito importante para melhoria da qualidade de vida da população do Município, no sentido que vem contribuir na atividade física das pessoas. Ainda segundo o projeto, não são todas as pessoas que praticam caminhada ou realizam atividades em Academia, por isso incluir Pilates é fundamental para a saúde da população.
O vereador Alexsandro Cavalcante encaminhou solicitação ao Poder Executivo pedindo que a Secretaria de Infraestrutura analise a possibilidade de deslocamento do redutor de velocidade localizado na Rua Professora Genuína Pessoa, mais precisamente em frente ao prédio da garagem do ex-vereador Adeval Teixeira de Souza.
A vereadora Selminha reclamou dos serviços da Cagepa e mais uma vez pediu providências para solucionar o abastecimento d´água na cidade de Gurjão. Ela disse que as pessoas estão sendo penalizadas com a falta da água e vão ter que pagar uma conta daquilo que nem usou.
O presidente comentou que em relação aos problemas da Cagepa no município, ele já esteve pessoalmente na Superintendência do órgão solicitando a reativação do abastecimento pelo açude de Gurjão e a isenção da tarifa da água no período que o município foi prejudicado com a falta do liquido nas torneiras da população.
Adailsinho também comentou que estará participando na próxima semana da Marcha dos Vereadores 2018 que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília/DF, sendo considerado o maior encontro de vereadores da América Latina.
VEJA TODAS AS FOTOS DA REUNÃO 17.04.18
VEJA VIDEOS ABAIXO.
Sessão na Câmara de Gurjão
Publicado por Cariri Em Ação em Terça-feira, 17 de abril de 2018
Sessão na Câmara de Gurjão
Publicado por Cariri Em Ação em Terça-feira, 17 de abril de 2018
Publicado por Cariri Em Ação em Terça-feira, 17 de abril de 2018
CARIRI EM AÇÃO
Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.