Casos de dengue aumentam mais de 200% na Paraíba

A Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba registrou, de 1º de janeiro de 2018 a 14 de junho, um aumento superior a 200% em casos suspeitos de dengue.

Houve ainda aumento nas notificações de casos suspeitos de zika na ordem de 36,29%, saindo de 135 casos registrados em 2017 para 184, apenas no primeiro semestre de 2018.

Nos casos de chikungunya, houve uma diminuição, saindo de 938 casos suspeitos no ano passado, para 538 no primeiro semestre deste.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Campina Grande, Rossandra Oliveira, disse que já esperava este surto, tendo em vista as chuvas e o hábito das pessoas de ainda acumularem água, devido à última crise hídrica.

– Já havíamos alertado a população para o risco de infestação muito alto e que, em algum momento, poderia desencadear as doenças relacionadas às arboviroses. Para nossa surpresa, a dengue foi o destaque, esperávamos que fosse a chikungunya. Houve as chuvas fora de época e as pessoas ainda têm o hábito de acumular água e também muitos terrenos baldios, onde as pessoas fazem o descarte de lixo, são fatores que acarretam a proliferação – alertou.

A profissional ainda disse que a forma de prevenção das doenças deve ser realizada nos cuidados diários, descartando objetos que acumulem água.

– Todos nós somos responsáveis para mudar isso e precisamos da colaboração da população para fazer sua parte – disse.

CARIRI EM AÇÃO

Com  Rádio Campina FM/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162