Em audiência, Câmara de Gurjão discute a situação da falta d´água no município

Em uma audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Gurjão, atendendo um pedido do presidente Adailsinho Queiroz, vereadores, prefeito, representantes da sociedade civil organizada e população debateram na manhã desta sexta-feira, dia 17, a situação da falta d água na cidade de Gurjão.

A audiência aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores, prefeito Ronaldo Queiroz, Ronaldo Meneses, representante da Cagepa Borborema, Joabe Costa, representante do Movimento “Frente Gurjão sem água”, Djalma Ramos, representante do sindicato dos trabalhadores rurais e dezenas de pessoas que foram acompanhar as discussões sobre o tema.

Inicialmente o presidente Adailsinho Queiroz explicou o objetivo da audiência pública, atendendo uma reivindicação da população em relação a falta d´água nos últimos meses na cidade. Ele se comprometeu em ajudar e reforçar os pedidos junto ao governador Ricardo Coutinho.

O prefeito Ronaldo Queiroz relatou a preocupação da Prefeitura em relação ao problema e dos encaminhamentos já feitos a Cagepa, dizendo que o município está atento as reivindicações e como representante do Poder Executivo tem buscado intermediar as devidas soluções.

Na tribuna, Joabe Ribeiro, representante do movimento falou dos problemas, dizendo que o que eles querem saber é porque a água chegava nas demais cidades e em Gurjão não chegava. Segundo Joabe Ribeiro, a população também pede uma nova estação de abastecimento em Gurjão para solucionar de vez o problema.

Ele disse que o movimento também encaminhou um abaixo assinado com 323 assinaturas pedindo o cancelamento das tarifas cobradas em março, abril, maio e junho, porque as pessoas ficaram sem o abastecimento d´água nestes meses. No final, Joabe ainda informou ao representante da Cagepa que se o problema continuar o movimento irá tomar outras medidas.

Ronaldo Menezes justificou os constantes rompimentos da adutora no trecho entre Sumé a Santa Luzia do Cariri dizendo que em relação ao cancelamento da cobrança das contas de água a Cagepa vai adotar as devidas providências.

Ele prometeu em tomar as providencias, já iniciando pela otimização do funcionamento da água, agindo com rapidez, melhorando a operacionalização dos sistemas e trazendo soluções imediatas, caso venha acontecer o problema novamente. Ele também garantiu que já está em projeto a construção de um sistema de abastecimento para Gurjão.

O vereador Marcelo Farias lembrou que por várias vezes as pessoas denunciaram a Cagepa e os próprios vereadores já teriam aprovado nota de repúdio em desfavor da empresa. Ele disse que a população quer a regularidade do abastecimento em Gurjão. “O que nós queremos é água na torneira”, disse Marcelo Farias.

Para a vereadora Selminha é muito difícil essa situação porque as pessoas cobram muito aos vereadores as soluções para resolver o problema. Ela lembrou que já foram feitas várias cobranças a própria Cagepa.

O vereador Sandro comentou que a população já estava cansada de pagar uma conta sem ter a água nas torneiras.

Por fim, Adailsinho agradeceu a presença de todos na busca de soluções para o problema no município.

Veja fotos.

Em audiência, Câmara de Gurjão discute a situação da falta d´água no município.Direitos reservados – copyright © 2018 Cariri em Ação.

Publicado por Cariri Em Ação em Sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Redação Cariri em Ação